Paulo Afonso contra a Gripe Suína

• Publicado no dia: 05-08-2009

A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, preocupada com a saúde de toda comunidade, preparou toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para orientar, prevenir e tratar todos os casos que possam acontecer no Município da Gripe INFLUENZA A (H1N1), popularmente conhecida como Gripe Suína.

Já está sendo feita a distribuição dos protocolos a toda Rede de Saúde. Em reunião com os profissionais das equipes do Programa Saúde da Família, médicos e enfermeiros; houve treinamento sobre a pandemia e distribuição de folderes com dicas sobre a doença para toda a população.

Segundo Lúcia Neves, chefe do Departamento de Vigilância à Saúde, os profissionais do município estão preparados para fazer o procedimento adequado para tratar a gripe. “Todos os profissionais estão capacitados para cuidar da doença. Nos casos mais leves orientamos que as pessoas fiquem sete dias em casa e usem máscaras; nos casos mais graves toda a medicação está disponível no Hospital Otávio Mangabeira em Salvador, referência no Estado para o tratamento da gripe”, esclarece Lúcia.

O que se recomenda à população é que fique alerta quanto aos sinais e sintomas da gripe. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relatam ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.

É importante que qualquer pessoa que apresente alguns destes sintomas procure imediatamente as unidades de saúde mais próximas ou o hospital. É a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, cuidando da saúde de todos.

Autor: ASCOM/PMPA