Parceria entre Seduc e Lions Clube implanta programa pioneiro no Nordeste em oito escolas municipais

  • Publicado no dia: 23-03-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Após um longo período afastado das salas de aula e do ambiente escolar, devido a pandemia, muitos estudantes têm apresentado fragilidades emocionais. Diante desse quadro, a Secretaria de Educação firma uma parceria com o Lions Clube para a implantação do Programa Lions Quest em oito escolas da rede municipal de ensino. Paulo Afonso é a primeira cidade do Nordeste a receber a atividade.


    A ação é da Fundação de Lions Clubes Internacional (LCIF) criado para desenvolver as habilidades de vida de estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ao promover uma colaboração singular entre alunos, suas famílias, escolas e leões, o programa fomenta o desenvolvimento de estudantes disciplinados e responsáveis que assumem um compromisso com suas famílias, amigos, escolas e comunidades para a formação de uma sociedade mais justa e fraterna.


    O lançamento acontece na noite desta quarta-feira (23), às 19h, na Escola João Bosco. De acordo com a secretária de Educação, Elza Brito, o projeto orienta as crianças que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade e vem somar com a programação que já tem na pasta. “Nós estamos com grande expectativa para o início desse projeto, até porque vem atender alguns anseios. Estamos com os alunos retornando, após esse período intenso de pandemia. A parceria na educação é algo muito presente, a gente trabalha nessa tônica de formar e fortalecer parceiros, o Lions é esse grande parceiro da gente, que vem com esse trabalho, assim como nós, que prima por cada detalhe. Nós queremos ofertar educação de qualidade e que o aluno permaneça tendo essa assistência, principalmente agora nesse retorno às aulas presenciais”, explica.


    No primeiro momento será a formação de professores, onde estarão sendo capacitados 34 profissionais que atuam em oito das escolas municipais. As unidades contempladas são: Vinícius de Moraes, Casa da Criança I, São José, Georgina Alves, Lions Clube, Manoel Nascimento Neto, Higino Gomes de Sá (antiga São Vicente) e Dernival Oliveira. Inicialmente serão beneficiados com a ação, cerca de 1.500 alunos do 4º ao 8º ano. “Nós esperamos que com o desenvolver do projeto possamos ampliar e atender também outras escolas e uma quantidade maior de alunos”, diz o subsecretário Pedro Gomes.


    “O Lions Club que vai trazer o formador que vem do sul do país chamado Mackill, é um psicólogo com muita experiência nessa área. Será ofertado um material para os professores, com kits, livros e manuais de orientações. Os estudantes também receberão um kit de material que será utilizado em sala pelo professor, trazendo uma abordagem sócio emocional, focada na prevenção de drogas, álcool e tabaco”, reforça Pedro

    Autor: Ascom/PMPA