Palestras sobre prevenção e controle emocional encerram atividades do Outubro Rosa

  • Publicado no dia: 31-10-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Emoções e comportamentos em situações adversas do cotidiano foi um dos assuntos abordados pela psicóloga Roseni Santos, em sua palestra no encerramento das atividades alusivas ao Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer de mama.


    O evento, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) nesta quinta-feira (31), no Auditório Edison Teixeira, reuniu as integrantes do CMDM e representantes das secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Administração e Infraestrutura, e da Polícia Militar.


    Na segunda palestra, o médico mastologista Paulo Lucena reforçou a importância do autoexame para detecção do câncer de mama, doença que mata mais mulheres em todo o mundo. Segundo ele, menstruação precoce, menopausa tardia, primeiro parto após os 35 anos, histórico da doença na família e uso excessivo de bebidas alcoólicas são alguns dos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama.


    O palestrante alertou também sobre falsas informações divulgadas na internet, que, em alguns casos podem levar a paciente diagnosticada a abandonar o tratamento e seguir orientações que podem levar à morte.


    A presidente do CMDM, Ruberlândia Rodrigues, reforça que a campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama continua, mesmo depois do final de outubro. “Fazer o autoexame é importante para detectar eventuais alterações nos seios. Quanto mais cedo o câncer for descoberto, maiores são as chances de cura”, concluiu.

     

     

    Autor: Ascom/PMPA