Começou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o atendimento permanente do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), na área rural de Paulo Afonso. A primeira comunidade atendida foi a do São José. Agora, todas as quartas-feiras, uma equipe do NASF composta por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo fará esse atendimento, de forma permanente, para evitar o transtorno de locomoção de alguns pacientes para o centro da cidade e promover palestras educativas e de conscientização de vários problemas enfrentados pelos moradores dessas comunidades, visando a reduzir os casos de doenças que se desenvolvem por falta de informação.
Já na quarta-feira, houve palestra da fonoaudióloga para pais e filhos, orientando-os para a observação e cuidados com as crianças que têm problemas, principalmente, de fala e atendimento do fisioterapeuta para pacientes com dificuldades de locomoção.
As pessoas atendidas receberam com alegria e entusiasmo a ação do NASF, pois as dificuldades encontradas, por elas, no deslocamento para a cidade, deixam de existir.
Dando continuidade aos atendimentos, a próxima comunidade a receber a equipe do Núcleo, será a da Malhada Grande, na próxima quarta-feira-8.
Autor: ASCOM / PMPA