Uma inspeção realizada pelo Ministério da Saúde, através de auditores do sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA), atestou a qualidade do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) de Paulo Afonso. A visita aconteceu entre os dias 09 a 13 de novembro e na fase de operação realizou visitas às instalações físicas do SAMU, vistoria nas unidades de Suporte Básico (USB) e Unidade de Suporte Avançado (USA), entrevista com a equipe de coordenação e de assistência do serviço e análise dos extratos bancários das contas do SAMU.
Segundo o ofício nº59/2010/SEAUD/BA/DENASUS/MS, em sua introdução pontua: “A presente auditoria de inspeção realizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU 192, pertencente ao Município de Paulo Afonso, teve como objetivo a elaboração de um diagnóstico prévio da situação do programa… a fim de contribuir com o Ministério da Saúde na formulação, aperfeiçoamento e implementação de políticas de saúde”.
A inspeção foi realizada, sendo analisado os atos e fatos relativos ao período de janeiro a setembro de 2009, com o parecer final emitido pela chefe de serviço de auditoria/BA/MS, Deborah Dourado Lopes. Na sua conclusão o documento destaca: “Considerando a importância e o caráter relevante do SAMU local e a necessidade da manutenção deste serviço dentro das normas legais vigentes, verificamos que o SAMU 192 de Paulo Afonso presta um serviço de boa qualidade aos seus usuários”, o que comprova o desempenho exemplar da equipe técnica e dos serviços oferecidos pelo SAMU à população pauloafonsina.
Autor: ASCOM/PMPA