Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre horário de atendimento e vestimenta adequada para apresentação

  • Publicado no dia: 04-02-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O alistamento militar para jovens do sexo masculino nascidos em 2001 teve início no dia 2 de janeiro e vai até o último dia útil de junho.


    Para se alistar, o candidato deve se dirigir ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), situado na Rua Luiz Viana Filho, próximo às Escolas Reunidas, onde está instalada a Junta de Serviço Militar de Paulo Afonso, mantida pela Prefeitura. Os documentos originais necessários para o alistamento são: Certidão de Nascimento ou equivalente (carteira de identidade, motorista ou de trabalho), Comprovante de Residência e uma fotografia tamanho 3×4 recente. O horário de atendimento é das 7h às 13h.


    A equipe da Junta Militar adverte os jovens para que procurem chegar no início do horário de atendimento, para evitar transtornos na retirada da senha. “Nós iniciamos atendimento às 7h, porém, a maioria dos rapazes que vêm se alistar costuma chegar após as 10h, o que está provocando congestionamento no sistema de emissão de senhas, que atende a todos os setores instalados no SAC. “Para evitar esse problema, nós solicitamos que procurem chegar mais cedo”, diz Salete Batalha, secretária da Junta.


    A secretária solicita ainda que os candidatos ao alistamento compareçam trajando calça, camisa com mangas e sapatos, por se tratar de uma instituição militar.


    O alistamento é um ato obrigatório e o jovem que não se alistar no ano em que completa 18 anos ficará impedido de retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades, entre outros impedimentos. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, com valor variável de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.


    Quem se alistar dentro do prazo estabelecido deve retornar à Junta na última semana de julho para marcar a data de apresentação que terá início em agosto. Quem perder essa data poderá se alistar a partir do dia 1º de julho, com pagamento de multa, porém, só participará da seleção em 2020, para se incorporar em 2021.

    Autor: ASCOM/PMPA