Capacitar jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social é um compromisso da Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Um dos cursos ofertado é o de fotografia. Ele tem duração de seis meses e já contemplou mais de 200 alunos. É destinado a jovens e adolescentes de 15 a 29 anos e ofertado no Programa Estação Juventude, Fundame, CRAS Prainha, Centenário e Centro de Convivência do Povoado Caiçara II.
A orientação está na responsabilidade do professor Rafael Nunes. No curso, os jovens são preparados para iniciar a carreira de fotógrafo profissional. Cada turma é composta por 20 alunos. “O curso deixa o jovem preparado para esse mercado. Eles têm contato direto com equipamentos e aprendem as técnicas de como produzir uma fotografia”, diz o professor.
No curso, os alunos aprendem sobre técnicas de direção, iluminação, composição de cenário e a extrair o máximo da composição cênica. “A partir disso, é possível ter perspectivas de vários ângulos. A linguagem precisa ser simples”, ressalta Rafael.
Autor: Ascom/PMPA