Nesta sexta-feira, 17, às 20h, no auditório do Hospital Nair Alves de Souza, acontece uma aula demonstrativa sobre acessos vasculares para hemodiálise e dia 18, sábado, haverá no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA) um multirão para a confecção de 20 fístulas arteriovenosas nos pacientes da Clirenal. A iniciativa é da Clínica Vascularte, em parceria com a Clirenal, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Chesf e Prefeitura de Paulo Afonso.
A confecção de fístulas arteriovenosas é uma espécie de comunicação artificial entre a artéria e a veia, que facilita o processo da hemodiálise, com melhores resultados em relação ao uso do cateter, sistema mais utilizado para esse processo.
O mutirão faz parte da ação social da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), realizada em todo o País. Os vinte pacientes contemplados com a cirurgia já são clientes da Clirenal, mas com este método, têm melhores condições para a realização de hemodiálise, que é o processo terapêutico em que o sangue, mediante o uso de equipamento especial, é depurado de diversas substâncias nocivas e devolvido à corrente sanguínea do paciente.
Autor: ASCOM / PMPA