Governo Federal reconhece estado de seca em Paulo Afonso

  • Publicado no dia: 14-05-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Através da portaria nº 57, de 9 de maio de 2013, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão do Governo Federal, reconheceu o estado de seca em Paulo Afonso. Este reconhecimento reflete na possibilidade de disponibilização de recursos por parte dos governos Federal e Estadual para amenizar os efeitos da estiagem no município.

    Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gilberto Sérgio, a portaria é de extrema importância para auxiliar o homem do campo. “Através deste reconhecimento de estado de seca poderemos ter acesso a recursos por parte da União e do Estado, que ajudará consideravelmente o homem do campo neste momento difícil que está atravessando com esta seca devastadora, que atinge não só o nosso município, mas é uma realidade em diversos estados do país”, frisou o secretário.

    Ele ressalta que estes recursos serão somados às estratégias já desenvolvidas pela Prefeitura de Paulo Afonso para amenizar o sofrimento dos moradores da área rural. “Até o momento já foram disponibilizados mais de 2 milhões de reais de recursos próprios direcionados ao enfrentamento à seca, colocando Paulo Afonso como a cidade que mais investe neste combate no Estado”, ressaltou o secretário.

    Sérgio explica que ao todo são 34 carros-pipas abastecendo as comunidades, número que será aumentado em virtude do recurso de R$ 90 mil reais disponibilizado pelo Governo do Estado. Ele destaca ainda as limpezas dos barreiros, outra ação contínua da administração municipal.

    Ainda segundo o secretário, outras ações auxiliam o homem do campo – Garantia Safra, que de 2011 a 2012 beneficiou 864 produtores; o Bolsa Estiagem, chegando a 117 famílias atendidas e a venda de milho, beneficiando 300 produtores rurais. Estes trabalhos são desenvolvidos em uma importante parceria entre Prefeitura e Governos do Estado e Federal. O secretário também enfatizou outras importantes ações que serão iniciadas, como ampliação do abastecimento de água, assistência técnica veterinária na área rural, recuperação de adutoras, entre outras.

     

     

    Autor: ASCOM/ PMPA