O prefeito Anilton Bastos e vários secretários estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (3), no auditório Edson Teixeira para debater a instalação do Conselho de Desenvolvimento Municipal. A atribuição do conselho é desenvolver e fiscalizar ações e projetos que contribuam para o crescimento ordenado do município atendendo as necessidades da população. O último conselho que se tem registro no município é datado de 2000 na gestão de Paulo de Deus.
Para a instalação de um novo conselho, é fundamental que o projeto de 2000 seja readaptado e ajustado à atual realidade. Segundo Patrícia Alcântara, secretária Municipal de Planejamento e Orçamento, essa readaptação é indispensável. “Hoje a cidade tem novas necessidades, diferentes daquelas que o conselho preconizava no ano de 2000. Um exemplo é já estarmos visualizando a construção de mais casas, além das 800 que já estão garantidas no Programa Minha Casa Minha Vida. Assim conseguiremos melhorar a qualidade de vida da população”, anunciou a secretária.
Estiveram presentes: a secretária de Educação Selma Carvalho, o procurador Municipal, Flávio Henrique; representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da sociedade civil organizada. Para o prefeito Anilton Bastos é importante que sociedade e governo discutam abertamente sobre a instalação do Conselho. “Para a criação do Conselho é necessário que Sociedade Civil Organizada e Governo possam discutir sobre os anseios do povo e da cidade. O número de representantes do governo será igual ao de membros da sociedade civil. Temos que fazer mudanças e que todos estejam de comum acordo”, declarou o prefeito.
Para a posse dos membros é necessária a notificação das empresas que farão parte do conselho; para isso, segundo o procurador Municipal, estima-se um prazo de dez dias para que o conselho possa ser efetivamente instalado.
Autor: ASCOM/ PMPA