A programação comemorativa aos festejos juninos em Paulo Afonso gerou emprego e renda, principalmente para vendedores de bebidas e comidas do município. A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, organizou todas as festividades, dando também oportunidades para que esses vendedores pudessem garantir renda extra.
Cerca de 300 barraqueiros cadastrados na Secretaria, além dos vendedores ambulantes comercializaram comidas e bebidas durante os dias de festa. Para José Santos, que vendeu bebidas, o saldo geral das festividades foi positivo. “Lucrei mais de dois mil reais no São João e São Pedro. Vou reforçar o dinheiro na minha casa, vai dar para fazer compras e ainda assistir aos jogos do Brasil com a família reunida”, falou entusiasmado o vendedor.
Para Amarilda Silva que montou barracas na Avenida Apolônio Sales e no Campo do Flamengo no BTN, as vendas superaram as expectativas. “Ano passado eu vendi bem, mas esse ano ainda está sendo melhor. Minha barraca está bem localizada e já estou esperando chegar a Copa Vela para de novo poder ganhar essa renda que é sempre bem-vinda”, destacou a vendedora. Segundo o presidente da CDL, Maciel Teixeira, cerca de 600 empregos temporários foram gerados no comércio local. Ainda segundo Maciel, uma pesquisa mais detalhada será concluída no final do mês, onde será possível especificar em números reais as vendas ocorridas nesse período junino.
Além dos vendedores de comidas e bebidas, os hotéis da cidade também receberam turistas vindos das mais diferentes cidades do Brasil, que atraídos pela diversificada programação junina, escolheram Paulo Afonso para passar os festejos juninos. “Semana passada vim trabalhar e vi que a programação da cidade estava cheia de coisa boa como a Vila do Forró e a banda Limão com Mel em praça pública. Decidi voltar e passar o São João e São Pedro na cidade. Programação aprovada”, destacou o motorista Roberto Oliveira, natural de Recife.
Autor: ASCOM/PMPA