Expo Pronatec reúne alunos do curso de Micro Empreendedor Individual

  • Publicado no dia: 19-12-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    Durante a programação do Natal Encantando, o Lago da Aurora foi palco do Expo MEI Pronatec, neste domingo (18). Os produtos de vários seguimentos como artesanato, comida, roupa, livraria e consultoria de advocacia foram expostos pelos alunos que participaram do curso Microempreendedor Individual.

     

    O curso, que foi encerrado no mês de novembro, foi ofertado pelo Pronatec e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Paulo Afonso, em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Educação (Seduc).

     

    “Foi muito importante, porque tanto a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Educação estiveram ofertando nessa parceria uma profissionalização, como também a parte da educação em si. Através do Expo MEI Pronatec, os alunos tiveram oportunidade de mostrar os resultados, onde alguns já eram microempreendedores e outros que iniciaram as suas atividades com esse fortalecimento dessas aulas do curso, se profissionalizando, onde conseguiram abrir as suas empresas e hoje estão expondo os produtos”, diz o professor e coordenador da Praça CEU, Leandro Medeiros.

     

    Uma das expositoras destacou a importância do curso. “Já trabalhava nessa área, no povoado Malhada Grande, com a tecelagem e crochê. O curso foi muito bom e proveitoso”, ressaltou a aluna Irailde Lima.

     

    Para que a capacitação acontecesse, além das aulas no IFBA, a Seduc disponibilizou a escola Casa da Criança I e foi colocando um ponto central na Praça CEU, no Bairro Tancredo Neves (BTN), com o apoio da Sedes. Ao todo, 500 pessoas participaram do curso que tinha 160 horas, com seis disciplinas e diversos professores. Esses alunos também tiveram direito a bolsa de R$ 600,00 referente ao curso completo.

     

    “Eu avalio a Expo Pronatec muito positiva, com uma participação maciça dos nossos estudantes. Essa é uma oportunidade muito atrativa para os nossos microempreendedores que já tinham o seu negócio e estavam em atividade, mas depois da participação no curso aperfeiçoaram a sua qualificação e também buscaram outras alternativas de aplicar os seus serviços. Veja que a prefeitura se dedicou bastante no sentido de nos apoiar nessa iniciativa, sobretudo na elaboração da Expo Pronatec”, explicou a coordenadora do programa Pronatec, Aurelina Fernanda.

     

    O Governo Federal, através das instituições federais, oferta uma série de cursos, entre eles o Pronatec e neste ano foi ofertado apenas para Microempreendedores Individuais.  Paulo Afonso se candidatou e esses cursos foram realizados em parceria com a Prefeitura.

     

    “Tivemos uma ótima receptividade por parte da Sedes e Educação, fizemos a negociação dos cursos e a oferta foi feita em três momentos. Esse Expo MEI foi uma do projeto onde todas as pessoas que participaram puderam estudar tudo que é importante para se tornar um microempreendedor de sucesso, desde técnica de negociação a marketing digital e outra série de disciplinas”, diz o diretor do IFBA, Sílvio Lima.


    Autor: Ascom/PMPA