Evento Afro Nordeste exalta cultura e reúne apresentações, artesanato, música e dança

0
AÇÕES
0
VISUALIZAÇÕES
Apresentações, artesanato, música e dança fizeram parte do evento Afro Nordeste, que aconteceu neste final de semana, no Parque Balneário. As apresentações reuniram uma grande diversidade cultural, com espetáculos de cores fazendo referência ao povo nordestino e as tradições africanas.
Realizado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (Setic) e o Sesc, no dia 2 aconteceu o Programa Sesc Encena, com o Espetáculo: O sertão é lindo, onde as cores e os fulgores do sertão explodiram dentro do espetáculo como uma declaração de amor e pertencimento, através do jogo poético das palavras. O sertão foi mostrado na sua riqueza cultural com os elementos simbólicos da cultura sertaneja sendo xaxado, do caboclinho, do balanço, xote, forró, coco e ciranda.
A cantora Sarah Leandro, fez um show animando o público e mostrou todo o seu talento com melhor do forró do Bodocó, inspirado em seus pais, a cantora e percussionista Cissa Leandro e o cantor e compositor, Flávio Leandro.
O evento teve continuidade no dia 3, com o Samba Afro, com apresentação cultural com os povos de matriz africana de Paulo Afonso. O estilo é um samba que incorpora ritmos e movimentos africanos, que teve origem no Brasil e é conhecido pela sua energia e significado cultural.
 Xandra Diáfana também fez parte das atrações. Durante o show, a artista enalteceu o sagrado feminino, valorizando as influências sonoras do sertão nordestino, trazendo a força da natureza manifestada na arte.
Encerrando a programação, o DJ Noize Men, apresentou o Afrobeats, um gênero musical que combina elementos de música africana, pop e eletrônica. O artista fez referências a cena preta do Brasil como a baiana Rache Reis, Luedji Luna, Atoxxa entre outros.
“Esse foi mais um evento em parceria com o Sesc que foi um sucesso, mostrando a cultura e tradições do povo nordestino e africano. Estamos muito felizes em proporcionar esse momento para a comunidade”, diz o secretário Nino Rangel.