A Escola Municipal Padre Lourenço Tori, situada no Povoado Várzea, preocupada com a preservação ambiental e com um futuro melhor para a humanidade, realizou mais um projeto pedagógico, chamado “O Meio Ambiente Pede Socorro”, nos dias 10, 11, 12 e 13 de abril.
Diversas atividades socioeducativas foram desenvolvidas nos quatro dias do Projeto para sensibilizar alunos e comunidade quanto à necessidade da preservação ambiental.
Entre as atividades foram realizadas palestras com funcionários da Associação de Reciclagem de Paulo Afonso (ARPA) com o tema: coleta seletiva do lixo; Palestra com chefe da divisão de recursos hídricos, Marcos Dantas, que palestrou sobre Estiagem e situação dos poços artesianos; Palestra com militares da 1ª Companhia de Infantaria, Tema: Operação pipas e sobrevivência no semiárido e apresentação e exposição dos trabalhos, transformando o lixo em arte, Gincana pedagógica e realização de coleta seletiva no povoado.
O diretor da Escola Municipal Padre Lourenço Tori, professor Rogério Silva, destacou: “Através destes projetos é que podemos conscientizar os nossos alunos e toda a comunidade do Povoado Várzea, sobre a preservação do meio ambiente que vem sendo cada vez mais castigado com a ação devastadora do homem”. O diretor também parabenizou professores, alunos e funcionários pelo brilho das ações do Projeto. “Agradeço o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que nos apoiou juntamente com a equipe da Sala Verde, aos palestrantes que foram solícitos nesta parceria tão importante e a todos que contribuíram para o sucesso do evento”, finalizou o diretor.
Durante os dias do projeto, foram arrecadados mais de mil quilos de material reciclável que serão doados a ARPA. A secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, teceu elogios a essa ação educativa e frisou:”Educar é também sensibilizar os nossos alunos e toda a sociedade para a melhoria das condições de vida do nosso planeta, especialmente preservando o meio ambiente e entendendo o processo de sustentabilidade, através de projetos de intervenção social, a exemplo do que está fazendo a Escola Municipal Padre Lourenço Tori”.
Autor: ASCOM / PMPA