Equipe do Núcleo Desenvolver apresenta relatório de atendimento dos primeiros meses do ano

  • Publicado no dia: 22-03-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES


    O Núcleo Desenvolver, que atende crianças de 2 a 12 anos com distúrbios comportamentais, aumentou o número de atendimentos realizados neste primeiro trimestre com relação ao ano de 2022. Os números estão estampados em relatório realizado pela equipe do órgão, que atualmente atende 552 crianças.


    “O projeto do Núcleo Desenvolver é mantido integralmente com recurso municipal. Na prática da assistência prestada, o presente projeto se trata de uma alternativa de tratamento clínico multidisciplinar, público, do município Paulo Afonso, para crianças e seus responsáveis”, diz a coordenadora Isabele Caroline.


    De acordo com o documento apresentado pela equipe, durante o período houve o aumento de 33,3% – em relação ao ano de 2022, no número de psicólogos, proporcionando uma maior fluidez no atendimento aos pacientes, reduzindo tempo de espera, obtendo-se como resultado a média de 1.512 atendimentos. Isso foi possível graças a implantação do serviço supervisionado de Psicologia, mediante convênio com a UNIRIOS.


    De acordo com o documento, houve ainda a implantação do serviço supervisionado de Fisioterapia, mediante convênio firmado com Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), que totaliza um atendimento de, aproximadamente, 96 pacientes/mês. Outro benefício que está sendo ofertado é a hidroterapia; implementação do serviço de Fonoaudiologia, corroborando com a equipe multidisciplinar. O relatório ressalta que houve ainda aumento dos atendimentos da Terapia Ocupacional (T.O.) em comparação ao primeiro trimestre de 2022; totalizando 283 atendimentos no mesmo período em 2023.


    O Núcleo Desenvolver é um programa da Prefeitura de Paulo Afonso, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade foi inaugurada em outubro de 2018. O local atende crianças de 2 a 12 anos, com autismo, hiperatividade e outras doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente, e das relações sociais. Todo o tratamento é realizado com recursos próprios do município.


    A casa onde está implantado o núcleo tem toda a infraestrutura adequada para a acomodação dos pacientes e seus acompanhantes. A unidade conta ainda com uma equipe especializada, com profissionais altamente capacitados para o atendimento – Psiquiatra, Pediatra, Assistente Social, Psicólogas, Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogas, Nutricionista, Enfermeira, Técnico de Enfermagem, Recepcionistas, Auxiliares de Higienização e Vigilantes.

    Autor: Ascom/PMPA