Eleições do CMDCA ocorrerão somente no Colégio Carlina, no Centro

  • Publicado no dia: 16-09-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Considerando que o município de Paulo Afonso terá urnas eletrônicas nas Eleições para Conselheiros Tutelares, a Comissão Especial e o Pleno do CMDCA deliberaram por concentrar as seções eleitorais no Colégio Carlina, no centro da cidade, com vistas a possibilitar que mais cidadãos participem do pleito eleitoral, que é facultativo.

     

    A decisão considera o disposto na Portaria TRE nº 154/2019, artigo 7º, inciso II, “o agrupamento de leitores por urna se dará apenas por ordem alfabética”. Por isso, a Comissão Especial, através do Pleno do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deliberou em reunião ordinária realizada no dia 12, que a votação ocorrerá somente no Colégio Carlina, retirando a votação do Colégio Rivadalva, no BTN.

     

    A presidente do CMDCA, Járlita Valéria, explica que a decisão ocorreu em virtude da mudança no processo de votação. Com a utilização de urnas eletrônicas, a organização dos eleitores só poderá ser feita por ordem alfabética e o local de votação deve ser único, garantindo a participação da comunidade transparência do pleito.

     

     

    “Essa decisão atende à portaria normativa do TRE, que é o órgão responsável pela concessão das urnas eletrônicas para o processo de votação. Nos anos anteriores, a votação era manual e a divisão dos eleitores acontecia por zona eleitoral. Os moradores do complexo Tancredo Neves e distritos votavam no BTN e os da ilha e adjacências , no Colégio Carlina. Agora, com o uso de urnas eletrônicas, a organização dos eleitores só poderá ser feita por ordem alfabética. A Comissão Especial já havia tratado do assunto em reunião com os candidatos, sendo que eles sugeriram a concentração das eleições no centro. Tudo está dentro da legalidade e teremos um pleito com seriedade e transparência , falou Járlita.

     

     

    Somente poderão votar os cidadãos inscritos no cartório eleitoral da Comarca de Paulo Afonso, que estejam com o cadastro eleitoral regularizado até o dia 7 de junho de 2019. O horário será das 8h às 16h e para votar é necessário se dirigir à seção eleitoral com a ordem alfabética correspondente, levando Título de Eleitor e documento oficial com foto. Cada eleitor poderá escolher até cinco candidatos.

    Autor: Ascom/PMPA