Educadores municipais recebem formação continuada do pacto com os municípios

• Publicado no dia: 28-09-2011

Começou na manhã dessa quarta-feira, 28, no Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso (CEMPA), a primeira formação continuada referente ao pacto com os municípios: alfabetizar letrando  com educadores municipais. Esse foi o primeiro dia do evento que tem continuidade nesta quinta-feira, 29.

O público-alvo que está sendo contemplado é formado por professores das turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental, do meio rural e urbano da Rede Municipal de Ensino e os ministrantes serão Célia Maria de Souza Lima e Pedro Gomes Lima – formadores municipais. A coordenação municipal será gerenciada pela professora Heloísa Marques.

Na oportunidade, a secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho, destacou a parceria com o Governo do Estado. “Somos parceiros do Governo Estadual através do Pacto com os Municípios. Daremos todo o apoio necessário para alfabetização de nossas crianças até os oito anos de idade, afinal, estamos eternamente preocupados com uma educação que insira os nossos munícipes no processo de leitura e letramento para a caminhada de construção de uma digna cidadania. “Entre palestras e dinâmicas de grupo, os educadores municipais têm se aprimorado, aperfeiçoado seus conhecimentos e erradicado em sala de aula o analfabetismo no município. Nessa formação 25 escolas estão sendo contempladas, sendo 62 professores participantes da formação que irá beneficiar 1.200 alunos.

O Pacto com os Municípios tem como objetivo alfabetizar as crianças das redes públicas até oito anos de idade e extinguir o analfabetismo. Essa iniciativa está presente em 214 municípios baianos e tem como meta assegurar formação e acompanhamento a 100% dos profissionais, com atuação nas classes de alfabetização, dos municípios com adesão ao pacto, até dezembro de 2011.

Autor: ASCOM / PMPA