Durante primeira semana, postos de saúde realizam 737 atendimentos de síndromes gripais

  • Publicado no dia: 17-01-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A primeira semana da implantação do atendimento para síndromes gripais nos postos de saúde no período da tarde causou uma grande procura, tanto na área urbana como na rural, totalizando 737 pessoas. O período contabilizado foi de 10 a 14 de janeiro.


    Segundo a equipe da Saúde, como o movimento tem sido intenso, a ação deverá continuar até que os números sejam reduzidos. A estratégia foi realizada para evitar a aglomeração na Upa Covid.


    O atendimento está sendo realizado da seguinte forma: na área urbana é de segunda a quinta, das 13h às 17h e na área rural, de segunda a sexta, das 10h às 13h. De acordo com o secretário de Saúde, Adonel Júnior, esses horários são destinados exclusivamente para sintomas gripais e a medida visa agilizar a triagem e evitar que o atendimento na Upa fique lotado, reservando a unidade de saúde para os casos extremos.


    “As pessoas que tiverem sintomas gripais devem procurar os postos de saúde na parte da tarde e somente procurar a Upa em casos graves, como febre persistente, tonturas, falta de ar. Essa medida visa evitar a aglomeração de pessoas na Upa Covid”, explica.


    Ele reforça que o município seguirá ainda o protocolo do Governo do Estado, onde os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave-SRAG, internados e descartados para Covid, realizarão o teste para detecção da Influenza, o vírus H3N2. “Pedimos mais uma vez a população que continue usando máscara, evitando aglomeração, usando álcool gel, entre outras medidas para que não tenhamos proliferação da Covid nem de gripe”, enfatiza Adonel.

    Autor: Ascom/PMPA