Dia do Dentista: rede de saúde bucal realiza atendimentos em diversas áreas

  • Publicado no dia: 25-10-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    O dia do Dentista, celebrado nesta sexta-feira (25), é motivo de muitos sorrisos em Paulo Afonso. Ofertar diversos serviços que contribuem com a melhoria da saúde bucal, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, tem sido o papel desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.


    Com 40 profissionais, a rede municipal disponibiliza tratamentos nas áreas de restauração, profilaxia, endontia, aplicação de flúor, grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. 


    “O corpo da saúde bucal de Paulo Afonso é um dos mais qualificados da Bahia, o que leva atendimentos de qualidade e que contribuem com a qualidade de vida das pessoas, desde crianças até idosos”, afirma o prefeito Luiz de Deus. 


    Paulo Afonso também dispõe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Em 2018, a unidade realizou 1.734 consultas e o local dispõe de nove dentistas e quatro consultórios. A unidade é tipificada como tipo II, divididos nas especialidades de: endodontia, cirurgia oral, pacientes especiais, prótese dentária, radiologia, periodontia e diagnóstico de câncer bucal.

     

    Premiação 

    O Conselho Federal de Odontologia (CFO) promove todos os anos, o Prêmio Nacional de Saúde Bucal. A proposta é reconhecer os municípios que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas, estabelecidas através de uma resolução.

     

    O município, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, já foi premiado uma vez, em 2017, e agora concorre pelas ações realizadas em 2018. Paulo Afonso está na faixa etária dos municípios entre 100.001 a 500.000 habitantes. Ao todo, dez critérios vão avaliar o serviço de saúde bucal no município. São eles: Financiamento em Saúde, que avalia as informações sobre orçamento público, informando o percentual de contrapartida no financiamento do setor de Saúde Bucal; controle social; política da classe; assistência odontológica básica e especializada; promoção de Saúde Bucal; vigilância; RH; remuneração da Atenção Básica e educação permanente.

     

    Autor: Ascom/PMPA