A discussão sobre políticas públicas para a cultura foi a tônica da II Conferência Municipal de Cultura, realizada na manhã desta quinta-feira (24). O evento reuniu representantes de diversos segmentos culturais da comunidade, que debateram durante todo o dia sobre o assunto.
O evento, que teve como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, contou com cinco eixos temáticos – “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”; “Cultura, Cidade e Cidadania”; “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”; “Cultura e Economia Criativa” e “Gestão e Institucionalidade da Cultura”.
De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Glória Lira, a conferência tem como objetivo a formulação de propostas para serem enviadas aos governos das esferas municipal, estadual e federal, de acordo com a realidade cultural da comunidade. “A partir daqui estaremos elaborando um documento para os governos contendo a realidade de quem faz cultura no município”, disse Glória, acrescentando que a conferência municipal é uma preparação para o Fórum Estadual de Cultura, que acontece no mês de novembro, em Ilhéus, e a Conferência Nacional, que acontece em março.
A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares, representando o prefeito Anilton Bastos, que se encontra em viagem à Brasília; a diretora do departamento de Cultura, Glória Lira; o assessor de Comunicação do Município, Antonio Galdino; o diretor da Direc 10, Dorival Pereira; o escritor Edson Barreto; o professor e presidente do IGH, Roberto Ricardo; o produtor Gilmar; o secretário de Cultura do Município de Glória, Társio; e a representante Territorial de Cultura do Governo do Estado, Andréia Ferreira do Carmo.
Autor: ASCOM/ PMPA