Comunidade do Nambebé recebe Unidade Básica de Saúde requalificada

• Publicado no dia: 20-11-2015

Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Paulo Afonso entregou à comunidade do Povoado Nambebé a obra de requalificação de sua Unidade Básica de Saúde.

“Esta foi a 42ª obra inaugurada pelo Governo Municipal no ano de 2015”, observou o vereador Zezinho do INPS, presente à solenidade.

Depois de 14 anos de funcionamento, a UBS Nambebé teve suas instalações físicas, elétricas e hidráulicas reformadas para melhorar o atendimento aos seus usuários. Além disso, o novo ambiente proporciona melhores condições de trabalho à equipe coordenada pela enfermeira Maria das Graças e composta por médico, dentista, enfermeiras, técnicas em enfermagem, atendentes e agentes comunitárias de saúde. De acordo com a equipe, entre consultas médicas, procedimentos odontológicos e atendimentos com a enfermeira são realizados mensalmente cerca de 180 atendimentos.

A solenidade de reinauguração contou com as presenças do prefeito Anilton Bastos Pereira; do vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno Agra; do secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinícius; do ex-prefeito e ex-deputado Federal, Luiz de Deus, além de vereadores, secretários municipais, presidentes de associações comunitárias, moradores do povoado e de várias localidades do entorno.

Em seu discurso, o prefeito Anilton Bastos agradeceu o apoio que sempre recebeu dos moradores da área rural, que segundo ele, merecem todos os benefícios recebidos. Anilton, mais uma vez enfatizou a importância de cada funcionário da Prefeitura para a realização de obras que dignificam os cidadãos e fazem com que os pauloafonsinos se orgulhem de sua cidade.

“Estou satisfeito e com a consciência do dever cumprido em entregar aos moradores do Nambebé a requalificação de sua UBS, obra que vai melhorar as condições, tanto dos usuários, quanto dos profissionais que aqui trabalham. Uma das lições que eu aprendi com meu pai foi trabalhar respeitando as pessoas. E vou continuar trabalhando para que todos os pauloafonsinos sintam cada vez mais orgulho de sua cidade”, falou Anilton.

A UBS Nambebé é uma unidade satélite da unidade do Povoado Várzea, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. Os serviços prestados à comunidade são: consultas médicas e de enfermagem, teste de gravidez, triagem do pré-natal, acompanhamento da gestante e do bebê, teste do pezinho, atenção da saúde da criança e do adolescente, vacinação, distribuição de medicamentos, planejamento familiar, promoção, prevenção e tratamento odontológico, acompanhamento de diabéticos e hipertensos, acompanhamento e tratamento de hanseníase e tuberculose, visitas domiciliares e ações educativas.

Para o secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinícius, a preocupação constante do gestor municipal em melhorar o atendimento prestado à população é fundamental para que obras importantes continuem sendo realizadas.

“Estamos felizes em poder entregar mais uma obra da Secretaria Municipal de Saúde e isso só é possível porque o prefeito tem buscado incansavelmente recursos para continuar atendendo aos anseios do povo. Críticas infundadas não desfalecem o gestor público que tem a preocupação de melhorar a cada dia a vida dos pauloafonsinos”, disse o secretário.

Autor: ASCOM/PMPA por Washington Luís DRT/BA 4109