Centro de Referência da Mulher intensifica atividades da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

  • Publicado no dia: 05-12-2016
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    As mobilizações dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foram iniciadas em 1991, a partir de iniciativa de feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos Estados Unidos. A intenção era alertar para a necessidade da erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres. No Brasil, as manifestações começaram em 20 de novembro, por conta do Dia da Consciência Negra, e vão até 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


    Em Paulo Afonso, o Centro de Referência da Mulher Eudócia Antunes de Assis continua realizando diversas atividades da campanha. No dia 23 de novembro, no SESC LER, aconteceu uma sessão de cinema com a exibição do filme “Dormindo com o Inimigo”. O filme estrelado pela atriz americana Júlia Roberts aborda claramente a violência sofrida pela esposa no casamento. Esta atividade foi direcionada ao Grupo de Convivência “Saber Viver” do CRM, com o objetivo de abordar o tema de forma descontraída e interativa.


    No dia 25, no auditório da INFRAERO, aconteceu uma palestra sobre violência doméstica, ministrada pela Assistente Social e coordenadora do CRM, Fabiana Pereira da Silva e Janete Clea Costa Santos, do Programa Ronda Maria da Penha. A palestra foi direcionada a funcionários da Infraero e da Chesf, com o objetivo de informar e abordar o tema de forma descontraída, interativa e participativa, proporcionando conhecimento e esclarecimentos sobre a violência doméstica.


    No dia 30, no Auditório Edison Teixeira, o Doutor Jackson Pereira proferiu uma palestra sobre pensão alimentícia, guarda compartilhada e partilha de bens. Esta atividade foi direcionada ao Grupo de Convivência do CRM “Saber Viver”; público atendido pelo Ronda Maria da Penha e pela Rede Socioassistencial.


    O CRM integra a Rede Socioassistencial do município de Paulo Afonso, funcionando como porta de entrada para o atendimento a mulheres em situação de risco, enfrentando todas as formas de violência. Fica localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, S/N, Bairro BNH. Sua equipe multidisciplinar é composta por psicóloga, assistente social, assistente administrativo e coordenadora. Mais informações podem ser obtidas pelo (75)-3281-1828.

     

    Autor: ASCOM/PMPA