Dia 17 de outubro foi realizado no município a Campanha Nacional de Combate a Sífilis. Foram desenvolvidas várias atividades educativas, focando a prevenção da sífilis como previsto no Plano de ações e metas. Mais de 100 exames para detectar a doença foram realizados no Centro Municipal de saúde, uma ação que mobilizou profissionais da área de saúde e grande parte da população que recebeu orientações sobre como se prevenir contra a sífilis.Além dos exames, também foram feitos panfletagem no centro da cidade e em todo o comércio.
O objetivo da iniciativa é diminuir o preconceito em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e mobilizar a sociedade para ações que visem eliminar a sífilis congênita, que é passada da mãe para o bebê.
Para a coordenadora municipal dos programas de DST/AIDS no município Luciana Emanuella a quantidade de pessoas que queriam receber orientações sobre a doença foi acima do esperado. “O número de pessoas que vieram aqui e pediram orientação e fizeram o exame contra a sífilis foi acima da expectativa, também nas ruas onde fizemos panfletagem encontramos muita gente curiosa para esclarecer dúvidas sobre a doença. As pessoas também se mobilizaram até o centro de saúde e participaram efetivamente da campanha” destacou a coordenadora. A campanha foi uma iniciativa da Prefeitura de Paulo Afonso, através da secretaria municipal de saúde.
Autor: ACOM/PMPA