Durante o sábado (6) e o domingo (7), a Prefeitura iniciou a programação em homenagem às mulheres. As ações se estendem até o dia 12 com atividades diversificadas, desde consultas médicas, palestras educativas, a distribuição de brindes e outras atividades. No sábado, o prefeito Anilton Bastos, a secretária de Saúde, Andréa Batomarco e comitiva, estiveram no Centro de Especialidades Médicas acompanhando a programação.
No centro de saúde foram realizados atendimentos com especialistas em ginecologia, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, nutrição, nefrologia e odontologia; palestras, sorteios de brindes, entrega de medicamentos da rede SUS e realização de testes rápidos para detecção de HIV. Foi feito ainda pedágio educativo na Avenida Getúlio Vargas sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.
No domingo (7), a programação continuou no Bairro Tancredo Neves, com os procedimentos médicos no PSF Santa Inês, palestras, sorteios de brindes e entrega de medicamentos da rede SUS. Aconteceu ainda pedágio nas ruas do bairro e realização de testes para detecção do HIV no Hospital de Paulo Afonso.
Nesta segunda-feira (8) a programação continuou, com atividades para as pacientes do Serviço de Testagem e Aconselhamento (Seta) e almoço festivo no Restaurante Popular. Das 13h às 22h serão feitos CPF para alunas acima de 14 anos da rede municipal de ensino nas próprias escolas e às 17, será realizado o Chá Dançante do Projeto Celebrando a Vida com os Idosos, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral.
Nesta terça-feira (9) o dia começa na penitenciária, onde será realizado café da manhã e entrega de kits de higiene e jogos de cama para mulheres presas; palestra e almoço comemorativo para mulheres usuárias do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).
No dia 10, a partir das 9h, serão feitas homenagens para as mulheres idosas da Casa de Repouso Vicente de Paulo. Encerrada a programação, na sexta-feira, 12, palestra para mulheres usuárias do CRAS sobre direitos da mulher e promoção do Dia da Beleza, no Centro Social Urbano (CSU). Será realizada ainda oficina para profissionais da rede municipal de ensino sobre a Lei Maria da Penha no Centro de Treinamento da CHESF (Escolinha) e lançamento da revista “O que as políticas públicas devem fazer por você e o que você deve fazer por você mesma”. À noite, haverá feirinha de artesanato em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Toda a programação será realizada pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Turismo e DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e apoio da Rede de Serviço de Atendimento à Mulher (Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e Assessoria Jurídica Municipal, CAPS II e AD).
Autor: ASCOM/ PMPA