A Associação das Pessoas com Deficiência de Paulo Afonso (APDEPA) recebeu na tarde dessa terça-feira (18), dez cadeiras de rodas para a prática esportiva de basquete. A entrega foi realizada pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), no Centro de Esportes Unificados Euclides Ribeiro (CEU), situado no Bairro Tancredo Neves I.
“Estamos muito contentes em estar em Paulo Afonso e ofertar essas cadeiras adaptadas à associação. O paradesporto é importante para a pessoa que pratica e também para todos que estão em volta”, afirma o diretor da Sudesb, Elias Dourado.
A doação das cadeiras de Basquete surgiu através de uma parceria entre o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede) com a Sudesb, onde foi apresentado o projeto pela APDEPA.
“Tivemos o privilégio de receber essas cadeiras e elas chegaram num excelente momento. É um equipamento de ponta, com qualidade e que nos deixa imensamente gratos”, afirma o presidente da APDEPA, Luciano Oliveira.
Centro de Iniciação ao Esporte
Para dar suporte aos paradesportistas, a Prefeitura iniciou a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (Cie). O local vai contar com aproximadamente cinco mil metros quadrados, com estrutura padrão do Governo Federal e será construído ao lado do Parque de Exposições, no Bairro Clériston Andrade.
O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes, com base de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.
A área vai proporcionar aos munícipes um complexo desportivo com pista de atletismo, salto em extensão, arremesso de dardo, além de um grande ginásio, onde poderão ser realizados treinos nas modalidades de ginástica rítmica, judô, voleibol, entre outras.
A solenidade de entrega das cadeiras de rodas contou com a presença do secretário Municipal de Cultura e Esportes, Jânio Soares; do superintendente Municipal de Esportes, Neto Madeira; de conselheiros e do presidente do Compede, Lúcio Flávio; da direção da APDEPA e atletas que farão parte da equipe de basquete em cadeira de rodas.
Autor: Ascom/PMPA