Na noite desta quinta-feira (30), o auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães foi palco da abertura da III Conferência Municipal da Assistência Social. O evento teve como tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” e reuniu cerca de 280 pessoas, entre profissionais da área e pessoas que fazem parte da Rede de Proteção Social, superando as expectativas.
A Conferência tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS na perspectiva da participação e controle social e sua abertura foi marcada pela apresentação da Orquestra do Colégio Sete de Setembro. A composição da mesa contou com a presença do prefeito Anilton Bastos; da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara; da presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Ivana Belfort; do representante dos Prestadores de Serviços Sociais, Gilberto Gomes; do vereador Marcos Antônio, representando a Câmara de Vereadores; da delegada do DEAM, Mirella Santana e da beneficiária da Assistência Social, Lenira Barbosa de Alcântara.
Em seu pronunciamento, o prefeito Anilton Bastos ressaltou que a Prefeitura tem procurado priorizar o Desenvolvimento Social, que é um dos pilares do desenvolvimento da cidade; mas é necessário não só o esforço do Poder Público. “Tenho certeza que sairemos daqui mais fortalecidos e comprometidos e entendendo que não só o Poder Público, mas todos nós como cidadãos, podemos melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, declarou.
Para a secretária Ana Clara, a Conferência é de grande importância para avaliar e discutir as políticas de Assistência Social para o Município. “Uma Conferência possibilita a reflexão sobre a Assistência Social como um direito do cidadão e um dever do Estado. Quero reforçar a importância desse momento e dizer que todos nós temos um papel nessa luta para erradicar a pobreza”, falou a secretária. Após o seu discurso, foi exibido um vídeo com as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Após a abertura, o palestrante convidado da noite e conselheiro Nacional de Assistência Social, Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho, fez a sua apresentação com o tema “Participação e Controle Social”. Na sua explanação, Geraldo ressaltou a importância da participação popular na construção das políticas de Assistência Social. “Precisamos corrigir este sistema excludente que promove a desigualdade social e fazer com que os beneficiários tenham um importante papel de exercer os seus direitos”, frisou.
A III Conferência Municipal da Assistência Social tem a organização do Conselho Municipal de Assistência Social de Paulo Afonso e conta com apoio total da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento continua nesta sexta-feira (31), onde será feita a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. A programação continua com apresentação de trabalhos dos grupos relativos aos eixos, apresentação e aprovações das moções e por fim a eleição e apresentação dos delegados municipais que irão representar o Município na Conferência Nacional.
A Conferência levanta discussão para quatro eixos temáticos. São eles: Processo Histórico da Participação Popular no País, Trajetória e Significado do Controle Social na Política de Assistência e Conselhos de Assistência Social e o SUAS, os Usuários e seu Lugar Político no SUAS e os Trabalhadores do SUAS em relação ao Protagonismo dos Usuários, Democratização da Gestão do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS e bases para a Garantia do Financiamento de Assistência Social.
Autor: ASCOM/PMPA