7ª Conferência Municipal da Saúde discute direitos e defesa do SUS

  • Publicado no dia: 31-03-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia são temas abordados na 7ª Conferência Municipal de Saúde, que está acontecendo nesta sexta-feira (31), no auditório da Escola João Bosco. O público foi recepcionado pelo secretário de Saúde, Adonel Gomes Júnior e equipe.


    O secretário de Articulação Política, Regivaldo Coriolano, representou o prefeito em exercício Marcondes Francisco e parabenizou a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde pela organização do evento. “É importante esse momento. Quero parabenizar as equipes por ter organizado essa conferência para discutir eixos importantes para o desenvolvimento da saúde. Um dos temas mais importantes é a valorização do Sus e a democracia dentro da saúde em nosso município e estado, porque daqui sai eixos importantes para a conferência estadual”, diz.


    Para Adonel, as conferências são importantes porque possibilitam avaliar a situação de saúde do município e propõe diretrizes para a formulação da política de saúde. “Essas discussões são importantíssimas porque você entende cada território. Nós temos um grande país com dimensões enormes e cada região com suas particularidades. É fundamental que a gente hoje discuta as políticas de saúde do nosso município para que através dessa demanda saia daqui um documento norteando o Estado sobre a nossa realidade e as políticas para o futuro em relação a saúde pública do município”, fala Adonel.


    Na parte da manhã, foi realizada uma palestra magna com o tema da conferência “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, com Victor Barbosa. Em seguida a eleição dos delegados para a 11ª Conferência Estadual de Saúde.


    Na parte da tarde, a programação tem continuidade com os eixos A Bahia que temos, A Bahia que queremos; o papel do controle social e dos momentos sociais para salvar vidas; garantir direitos defender o SUS, a vida e a democracia e amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.


    No encerramento terá a entrega de propostas aprovadas nos trabalhos em grupo, apreciação das propostas e votação na plenária final.


    Ainda estiveram presentes o representante da Sesab e coordenador do sistema DigiSus, Ricardo Figueira Mendes, presidente da Câmara Zé de Abel e o vereador Jailson Oliveira, além de conselheiros.

    Autor: Ascom/PMPA