12 de setembro, Dia D da vacinação antirrábica

  • Publicado no dia: 09-09-2009
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Controle de Zoonoses, realizará no dia 12 de setembro, próximo sábado, nos bairros da cidade e também na área rural, o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. As vacinações estão sendo realizadas desde o começo da semana e se estendem até o dia 30 de setembro.

    A Raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal, transmitida aos mamíferos, inclusive ao homem, através da mordida, arranhão ou lambedura de cães, gatos ou morcegos, contaminados pelo vírus da Hidrofobia. O cão é o principal transmissor da raiva em regiões urbanas.

    No total, 33 postos receberão os agentes de endemias e farão a vacinação, entre eles, 20 no centro e bairros da cidade e 13 no BTN. Toda a Área Rural também receberá vacinas. Segundo Edenilde Torres, coordenadora da unidade de zoonose, a meta é atingir 80% dos cães e gatos do Município. “Temos o objetivo de vacinar 13.337 cães e mais de 2.000 gatos; este total atinge os animais das áreas urbana e rural; pretendemos atingir 80% deste número. É importante a população entender que o proprietário tem que levar o seu animal com o cartão de vacina”, enfatizou a coordenadora. A vacinação também contará com o apoio de alunos do curso de biologia da UNEB, que foram capacitados pelos agentes de endemias.

    É fundamental que a população colabore levando seus animais para vacinar e com isso, prevenir a ocorrência da Raiva, evitando que pessoas possam ser contaminadas pelo vírus.

    Autor: ASCOM/PMPA