Sesau implanta Ambulatório de Neonatologia no HNAS

  • Publicado no dia: 18-04-2023
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    As crianças nascidas no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) agora tem acesso a primeira consulta em neonatologia. Isso é possível graças a mais um serviço disponível na unidade hospitalar – a implantação do Ambulatório de Neonatologia (ANEO), que há um mês vem acompanhando os recém-nascidos até o 28º dia de vida. Até o momento, cerca de 50 bebês receberam o atendimento.


    De acordo com a gestora do Nair, Renata Fernandes, o Ambulatório de Neonatologia é um serviço novo e que vem como uma requalificação da linha materno infantil do hospital, repaginando o olhar para as crianças nascidas.


    “Assim que a criança nasce é marcado esse ambulatório e a criança retorna junto a sua genitora ou alguém responsável da família de 7 até 28 dias de nascida para ser avaliada pela neonatologista que acolhe essa criança junto com a equipe de enfermagem, onde é feita uma avaliação de crescimento e desenvolvimento, como a avaliação da amamentação”, diz Renata Fernandes.


    Os primeiros 28 dias de vida são dias de desenvolvimento, como também de adaptação da vida intrauterina para vida extrauterina. A criança passa por um processo de crescimento, desenvolvimento, adaptação de alimentação, de processos vitais e o ambulatório vem justamente para avaliar essa adaptação.


    “Durante esse período o ANEO está sendo muito importante para as crianças e para as mães”, ressalta Renata. Ela explica que a criança recebe alta do hospital e a equipe já marca o dia e horário do retorno para o ambulatório, onde é feita a consulta, em seguida ela vai para casa e as outras consultas serão realizadas nos postos de saúde e caso necessite é que há uma reinternação.

    Autor: Ascom/PMPA