Seminário contra a gripe suína tem atividades encerradas

  • Publicado no dia: 17-08-2009
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Terminou nesta sexta-feira, 14, o seminário que orientou profissionais e diversos segmentos da sociedade para o enfrentamento ao vírus influenza A (H1N1) da gripe suína. Neste terceiro dia estiveram reunidos ASCOPA, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, CDL, EMBASA, COELBA, Cavalo Doido, EBDA, ADAB, Rodoviária, Aeroporto e Polícia Militar.

    Representantes de vários órgãos tiveram orientações sobre prevenção e cuidados que são necessários para manter a população prevenida contra a gripe. Segundo informações de representantes da 10º DIRES, não há constatação que o vírus esteja circulando na cidade, já que nenhuma pessoa que teve suspeita da doença apresentou confirmação da gripe através dos exames. Para a enfermeira Luciana da 10º DIRES, existem cidades de risco no estado que já possuem confirmação da gripe, mas Paulo Afonso não se enquadra como cidade ameaçada. “Os municípios de Salvador e Feira de Santana já apresentam pessoas que têm exames confirmados da doença. Aqui não foi apresentado nenhum caso; por isso, a população pode manter a calma”, declara a enfermeira.

     Os profissionais do Hospital Nair Alves de Souza e do Hospital de Paulo Afonso estão preparados para receber pessoas com suspeita da gripe, também a 10º DIRES disponibiliza kits com remédios para o tratamento da doença. Caso haja pessoas em estado grave no município, a prefeitura já firmou convênio com o Hospital do Estado da Bahia, que atualmente é referência no tratamento da gripe, para onde os pacientes poderão ser encaminhados. 

     

    O que se recomenda à população é que fique alerta quanto aos sinais e sintomas da gripe. Os pacientes com gripe suína têm febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Alguns relatam ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte. É importante que qualquer pessoa que apresente alguns destes sintomas procure imediatamente as unidades de saúde mais próximas ou o hospital. É a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso cuidando da saúde de todos.

    Autor: ASCOM/PMPA