Na noite desta quinta-feira, 24 de janeiro, o Secretário de Turismo, Jacques Fernandes e toda sua equipe, reuniram grande parte dos representantes do Trade Paulo Afonso para lançar a proposta do novo Núcleo de Atendimento ao Turista (NAT).
Na ocasião, o Secretário apresentou o diagnóstico realizado pela Secretaria para mostrar o quadro atual do Trade e pontuou algumas questões.
Em primeira instância, foi explicado sobre o documento que busca regulamentar a ação dos Guias no atendimento ao Turista. “Recebemos denúncias dos participantes do Trade que os Guias estavam agenciando dentro do ambiente do NAT, e isso não é permitido, pois caracteriza concorrência ilegal com as agências de Turismo. Cada um tem que cumprir seu papel corretamente. A circular foi uma medida sanativa para estancar o eixo de irregularidades nesta prática. Com isso, lançaremos o Plano de Normatização do Trade que irá contemplar o papel de cada um: agências, guias, aparelhos, empresários e poder público. Estamos aqui para organizar e atuar, e não para permitir que continue a bagunça” afirmou Jacques, que obteve o apoio de todos do Trade.
Agora, o novo Núcleo de Atendimento, passa a ser gerenciado pela Secretaria de Turismo, que encaminhará os Turistas para roteirização junto aos guias. O secretário ressalta: “sabemos que toda mudança gera impacto, por isso tanta repercussão, porém, mudança para legalizar e normatizar, não é mudança ruim e Paulo Afonso anseia a tempos por isso”.
Com a nova proposta, todos os empresários do Trade poderão participar do Núcleo de Atendimento, mostrando seus serviços e obedecendo a caracterização de cada um.
O Secretário também anunciou a retomada imediata dos projetos para turismo de aventura em Paulo Afonso. “Antes, vendia-se o a imagem do turismo de aventura em Paulo Afonso, porém o turista chegava aqui e não tinha o serviço. Para poder oferecer o produto, vamos primeiro organizar as empresas locais que possam ofertar, dentro dos padrões, o turismo de aventura, e já temos em Paulo Afonso a Equipe Rota Vertical, que será base para o alinhamento da retomada da venda do produto Turismo de Aventura.”
Finalizando, a equipe Rota Vertical apresentou sua estrutura e projetos para aplicação do turismo de aventura em escala comercial, ao turista.
A reunião mostrou que o Trade está unido e disposto a encarar os desafios, e todos afirmaram estarem engajados e apoiando estava etapa de ações para o Turismo.
Autor: ASCOM / PMPA