A campanha de vacinação contra a influenza teve início nesta quarta-feira (10) e segue até o dia 31 de maio. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 37 mil pessoas.
O público-alvo da campanha, composto por crianças acima de 6 meses a menores de 6 anos e gestantes em qualquer período de gravidez, devem procurar as unidades de saúde do município, de forma prioritária, até o dia 17 de abril.
A Coordenadora de Imunização, Thaís Siqueira, destaca que todos os postos estão aptos a vacinarem os munícipes. “É importante salientar que o público-alvo deve procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência”, afirma.
No dia 4 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia de Mobilização Nacional. O Ministério da Saúde define alguns grupos como prioritários para o período de 10 de abril a 31 de maio. A gripe é uma doença grave e pode levar a óbito, por isso é muito importante que as pessoas procurem os serviços de saúde para receberem a imunização.
Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:
10 a 17 de abril:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
– Gestantes em qualquer idade gestacional.
22 a 31 de maio:
– Puérperas (até 45 dias após o parto), com comprovação.
– Professores de escolas públicas e privadas.
– Idosos (a partir dos 60 anos).
– Crianças de 5 anos a menores de 9 anos com doenças crônicas.
– Trabalhadores da saúde (dos setores público e privado).
– Povos indígenas (a partir de 6 meses de idade).
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas.
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica (em qualquer idade).
Autor: Ascom/PMPA