Secretaria de Saúde alerta sobre baixa procura por vacinas do público infantil

  • Publicado no dia: 21-12-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    A Secretaria de Saúde de Paulo Afonso chama a atenção dos pais ou responsáveis de crianças com idade até 4 anos para a importância da atualização da caderneta vacinal para este público. De acordo com a equipe de imunização, as vacinas contra a pólio e outras que fazem parte da rotina, está com baixa procura nos postos de saúde.


    Segundo a coordenadora de Imunização, Damaris Lopes, a vacina da pólio em gotinha disponível nos postos é voltada para crianças a partir de 1 ano e 3 meses que tomaram as três da pólio injetáveis (com 2, 4 e 6 meses), e o reforço para 4 anos. “Solicitamos aos pais e responsáveis que levem suas crianças para completar o calendário vacinal para que essas doenças que estão erradicadas não voltem a circular”, diz Damaris.


    Além da pólio, as vacinas que estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) são: Febre Amarela, Vip, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningite C, Tríplice Viral, PTD, Hepatite C, Varicel e Vop.


    O Ministério da Saúde enfatiza que atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

     

    Autor: Ascom/PMPA