Reunião discute melhorias no transporte coletivo

Reunião discute melhorias no transporte coletivo

Reunião discute melhorias no transporte coletivo

Na manhã desta segunda-feira(15), representantes das empresas de transporte coletivo, Vitran e Aratu, e presidentes de associações de bairro estiveram reunidos com o prefeito Anilton Bastos e o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno para tratar questões relativas ao transporte de passageiros no município.

Entre as medidas que foram sugeridas, a prioritária será a mudança da catraca, que será instalada na frente dos ônibus e não mais na parte traseira, que objetiva melhor comunicação entre motorista e cobrador. Outra modificação será o número de cadeiras oferecidas para os idosos e portadores de necessidades especiais, que passarão para nove. Estas mudanças serão realizadas dentro de 15 dias.

A pauta principal, que estava voltada para o reajuste da tarifa, ficou para ser discutida no período de 30 dias, dando lugar ao debate para as melhorias dos serviços prestados pelas empresas. “O ponto principal dessa reunião é a oferta de um melhor serviço para a comunidade, com o cumprimento de algumas reivindicações da população”, frisou o prefeito Anilton Bastos.

            Presidentes das associações expuseram os problemas relacionados aos horários de circulação dos ônibus, tratamentos dos motoristas com os passageiros e ausência dos coletivos em alguns bairros durante os domingos e feriados. Ouvindo as reivindicações, o prefeito sugeriu que fosse estabelecido um prazo de um mês para as empresas se adequarem aos pontos que foram debatidos na reunião e a partir daí ser feita uma reunião para discutir o reajuste da tarifa. “Acho mais justo que as empresas comecem a ofertar um melhor serviço para que a população possa sentir as melhorias. Aí sim, nós falaremos em reajuste”, ressaltou Anilton.

Ele enfatizou ainda que a Prefeitura é a principal fomentadora para que os benefícios no transporte coletivo avancem e, para tanto, o Departamento Municipal de Trânsito está realizando um levantamento de todos os horários e itinerários dos ônibus para que sejam traçados os novos roteiros. “Com esse levantamento que está sendo feito, poderemos ter uma noção dos novos itinerários que a cidade necessita”, disse. Os donos das empresas se mostraram empenhados em resolver os problemas, inclusive com o aumento da frota.   

Participaram ainda da reunião o secretário de Serviços Públicos, Paulo Rodrigo; o gerente de Trânsito Eric Barros; o chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Francisco; os presidentes dos bairros Siriema, Rodoviário, Clériston Andrade, Oliveira Brito, Bairro Tancredo Neves I, II e III, Nossa Senhora de Fátima, Benone Resende, Jardim Bahia e Centenário além de representantes do Sinergia e do Conselho Municipal do Idoso.

 

Autor: ASCOM/ PMPA

Artigos Relacionados