PSF é inaugurado pela Prefeitura

  • Publicado no dia: 20-09-2010
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Mais um Posto de Saúde da Família (PSF) foi inaugurado pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Saúde, na noite de sexta-feira, 17, localizado na Rua Alto Novo. O posto recebe o nome de Dr. Américo em homenagem ao médico que foi funcionário da Prefeitura de Paulo Afonso durante 30 anos e exerceu o cargo de secretário Municipal de Saúde nos governos Luiz de Deus, Anilton Bastos e Paulo de Deus. Médico renomado, falecido em 14 de outubro de 2009, contribuiu muito para a saúde do Município. O lugar conta na sua estrutura com consultório odontológico, consultório médico, sala de curativo, sala de espera e banheiros.

    Na solenidade estiveram presentes o prefeito Anilton Bastos, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno, secretários municipais, familiares do Dr. Américo, além de vereadores e grande parte da comunidade local. Na abertura do evento, os adolescentes do Projovem Adolescente fizeram um convite ao 1º Fórum Comunitário de Paulo Afonso no dia 28 de setembro. “Temos a honra de convidar todos aqui presentes para o 1º Fórum Comunitário. Será um prazer tê-los conosco neste importante espaço de diálogo que servirá para incentivar a participação social e fortalecer o compromisso de todos com os direitos das crianças e dos adolescentes”, destacou o adolescente.

    O Programa de Saúde da Família é a estratégia prioritária do Governo Municipal para organizar a Atenção Básica, que tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviço de uma saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS: universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade.

    A enfermeira coordenadora de Atenção à Saúde Básica do Município enfatizou a importância de mais essa inauguração para a comunidade. “Este é um dia muito importante para nós, porque mais uma vez estamos tendo a possibilidade de oferecer um serviço de qualidade à população”, destacou a coordenadora. Ainda segundo a enfermeira, o município atualmente tem 175 agentes trabalhando na comunidade e a equipe de saúde da família é formada por um médico, um enfermeiro, um dentista, um auxiliar de consultório dentário, um técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

    Para a secretária de Saúde do Município, Andréa Batomarco, o nome do posto é uma justa homenagem. “A homenagem ao Dr. Américo é o retrato da sensibilidade do prefeito Anilton Bastos a um homem que trabalhou pela melhoria da saúde do município. O prefeito Anilton Bastos tem trabalhado pela melhoria da saúde e da vida da população de Paulo Afonso. Isso pode ser visto neste PSF e em muitas outras obras que serão entregues à população como a construção de um novo centro médico e o Lacen entre tantas outras realizações”, destacou a secretária.

    O Posto de Saúde da Família Dr. Américo Oliveira é o vigésimo terceiro PSF do município, com uma cobertura de aproximadamente 90 mil pessoas atendidas atualmente. A agente comunitária Vânia agradeceu ao prefeito pela entrega da obra. “Quero agradecer primeiro a Deus e ao prefeito Anilton Bastos por esse PSF exemplar que está sendo entregue à população. Passamos 6 anos sonhando com este posto e agora temos a concretização desse sonho”, destacou a agente.

    Na inauguração foi exposto um vídeo que mostrou as ações da Secretaria Municipal de Saúde. A viúva do Dr. Américo, Maria Bernadete Cruz de Oliveira, agradeceu a homenagem em nome de toda a família. “Apesar da saudade, hoje é um dia muito especial para a nossa família, agradeço a homenagem feita pelo prefeito Anilton Bastos ao Américo; um homem que lutou para melhorar a saúde do povo de Paulo Afonso”, destacou a viúva.

    O vice-prefeito Jugurta Nepomuceno agradeceu a todos pelo comparecimento. “Quero agradecer a todos que aqui estão vendo mais essa entrega que beneficiará a saúde e a qualidade de vida da população”, destacou o vice-prefeito.

    Na solenidade também foram entregues simbolicamente cinco ambulâncias que vão beneficiar e servir as comunidades da Várzea, São José, Juá, Malhada Grande e Riacho. O prefeito Anilton Bastos falou da alegria de entregar mais essa obra e destacou outras ações que estão sendo entregues em breve para a população. “Hoje é um dia de muita alegria para mim e para o povo de Paulo Afonso porque estamos entregando mais um PSF que cuidará da saúde da população. Lembrem-se de cuidar e preservar esse lugar porque esse espaço aqui não é da Prefeitura, é de vocês”, destacou o prefeito. “Logo em breve estaremos entregando a Quadra de Esporte do Siriema e o Mercado Público que está sendo construindo com recursos próprios da Prefeitura, é o dinheiro de vocês sendo bem investido na melhoria da qualidade de vida da população”. Sobre a homenagem feita ao Dr. Américo o prefeito enfatizou: “Dr. Américo, onde o senhor estiver receba a nossa humilde homenagem”.

    Autor: ASCOM/PMPA