Prefeitura apoia Corrida Solidária promovida pela Univasf

  • Publicado no dia: 18-09-2019
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Além de promover grandes eventos esportivos, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, a Prefeitura de Paulo Afonso apoia atividades realizadas por outras instituições. Exemplo disso é a I Corrida Solidária promovida pela Univasf, que acontece no dia 29 de setembro.


    A realização é do Núcleo de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a organização é dos alunos do curso de medicina. O evento conta com apoio logístico da Prefeitura.


    A largada será às 7h, na área externa do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, e o percurso será de 5 km, percorrendo a Avenida da Amizade, onde está sendo construído o prédio da Univasf, no Sal Torrado, retornando ao ponto de largada, onde será feita a premiação para os primeiros colocados.


    As inscrições podem ser feitas no estande montado próximo à Unimagem, na Avenida Apolônio Sales ou no: @corridaunivasf. A taxa de inscrição é de 35 reais e dois quilos de alimentos não-perecíveis. Os corredores receberão uma camisa numerada, com chip para cronometrar seu tempo. No final, todos receberão medalha de participação e os que ficarem entre os primeiros colocados serão premiados com troféus.


    O professor de magistério da Univasf, Jonatas Lopes, coordenador do evento, explica que a corrida comemora os cinco anos da instituição em Paulo Afonso e tem um objetivo social. Segundo ele, parte do dinheiro arrecadado com as inscrições será investido nas despesas do evento e o excedente, juntamente com os alimentos, será doado a instituições filantrópicas.


    “Além de estimular a prática de atividades físicas, a I Corrida Solidária tem uma função importante, que é ajudar o Lar da Criança Vicentina e a Casa de Repouso São Vicente de Paulo. As arrecadações em alimentos e o dinheiro que sobrar após o pagamento das despesas, serão repassados a essas instituições”, conclui.


    A I Corrida Solidária está sendo promovido pelo Núcleo de Extensão Paulo Freire e a Associação Atlética Acadêmica Crocodilos de Medicina Paulo Afonso (AAACMPA). A ação visa, principalmente, promover a saúde através da sensibilização da prática do exercício físico e aproximar a comunidade acadêmica com a população pauloafonsina através de ações essenciais para manutenção da saúde, com a prática na execução de semiotécnicas (aferição de pressão, testes de glicemia) e informações promovedoras de saúde ao público participante.


    No momento pré-corrida, os alunos de medicina realizarão uma abordagem aos participantes elencando os benefícios de implementar essa e outras atividades na sua rotina, expondo, principalmente, sobre a prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida. Essa atividade tem a finalidade de sensibilizar os participantes da comunidade externa para que adotem o exercício como uma prática continuada.

     

    Autor: Ascom/PMPA