Mudar paradigmas educacionais para alunos da Rede Municipal de Ensino e capacitar gestores locais para multiplicar as temáticas de direitos humanos, direitos das pessoas com deficiência, acessibilidade e inclusão educacional e social; é com esse objetivo que a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando o IV seminário regional de educação inclusiva: direito à diversidade.
O seminário reúne representantes de vários municípios da localidade como Santa Brígida, Abaré, Rodelas, Salvador, entre outras localidades, além da representante do MEC, Prof. Sandra Zanetti Moreira, que palestrou sobre políticas da educação inclusiva. Na abertura, estiveram presentes a secretária Municipal de Educação, Selma Carvalho e o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno.
Para a secretária de Educação, Selma Carvalho, as escolas do município já recebem alunos especiais. “Várias escolas da Rede Municipal de Ensino já recebem os alunos portadores de necessidades especiais na sala de aula regular. A Secretaria também dispõe de 2 educadores para as escolas, caso haja necessidade”, enfatizou a secretária. O município já cumpre a nova política de educação inclusiva matriculando os alunos especiais na Rede Municipal de Ensino. Integrando-se à Secretaria de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Saúde disponibilizam aos alunos da Rede Municipal de Ensino, em parceria com a APAE, atendimento com psicólogos e fisioterapeutas.
Segundo a representante da Secretaria de Educação Especial (SEESP) do MEC, a Prof. Sandra Zanetti Moreira, novos paradigmas de educação precisam ser estabelecidos. “É importante integrar novos conceitos e paradigmas à educação inclusiva no Brasil, todos precisam entender que é necessário que haja mudanças nesses conceitos”, enfatizou a professora.
Autor: ASCOM/PMPA