Em uma noite de festa com música ao vivo, poesias e mensagens emocionantes, com as presenças do prefeito Anilton Bastos e da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, foram inauguradas nesta sexta-feira (19) a Praça Irmã Celina e a reforma e ampliação da Casa de Repouso São Vicente de Paulo. A instituição construída em 1983 e que abriga atualmente 33 pessoas comprovadamente desamparadas, pela primeira vez passou por uma reforma geral em suas instalações físicas, hidráulicas e elétricas. Foram colocados televisores com LED e antena parabólica, além da substituição de alguns equipamentos e móveis desgastados pela ação do tempo. A obra que durou sete meses foi realizada pela Prefeitura e custou R$ 330 mil.
De acordo com a presidenta da Casa de Repouso, Iracema Nascimento de Farias, a instituição gerida pela Sociedade São Vicente de Paulo tem caráter filantrópico e acolhe pessoas idosas, em alguns casos, encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público e Poder Judiciário.
Ainda segundo Dona Iracema, a entidade sobrevive com recursos oriundos de convênios com os governos Federal e Estadual, além de receber contribuições da comunidade e do Governo Municipal, que assume despesas como pagamento de água, energia e uma parte do pessoal de apoio. Emocionada, a presidenta agradeceu ao prefeito Anilton Bastos, à secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira e à presidenta do Conselho Municipal da Assistência Social, Janisabel Araújo, por terem se sensibilizado com as condições precárias em que se encontrava a Casa de Repouso, providenciando a reforma, ação que segundo ela comprova a preocupação do Governo Municipal com a qualidade de vida das pessoas carentes.
“Por mais que eu me esforce para buscar palavras que descrevam esse momento, eu não vou conseguir encontrar; mas posso dizer que hoje é um dia histórico que marca um recomeço, a realização de um sonho de todos nós que fazemos parte dessa instituição. Tenho certeza de que o céu está em festa, porque a semente plantada por Dom Mário e pela Irmã Celina está renascendo graças à sensibilidade do Doutor Anilton, de Dona Ana Clara, de Janisabel e de todos que tiveram participação fundamental nessa luta vitoriosa”, falou Dona Iracema.
A grande festa também foi prestigiada por autoridades representativas da sociedade pauloafonsina, secretários municipais, vereadores e representantes da 1ª Companhia de Infantaria, 20º BPM, Polícia Rodoviária Federal, funcionários municipais e equipe de apoio da instituição.
Autor: ASCOM/PMPA