Gestão Municipal e ICMBio assinam termo para programa Eco Trilha do Amanhã

  • Publicado no dia: 17-05-2018
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

    Alunos da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de conhecer o bioma Caatinga in loco. A Ação faz parte do programa Eco Trilha do Amanhã, que está sendo desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na manhã desta quinta-feira (17), servidores da secretaria e o Diretor da Unidade de Conservação do Monumento Natural do Rio São Francisco (MONA), assinaram o termo de autorização direta, que visa a promover a educação ambiental com os estudantes municipais.


    As aulas de campo vão servir para a conscientização do bioma Caatinga, dentro dos campos da fauna, flora e biodiversidade. As ações serão realizadas na Unidade de Conservação do Monumento Natural do Rio São Francisco (MONA), localizada no Povoado Rio do Sal.


    “Paulo Afonso tem uma extensão de cânions que não deixa a desejar. Tendo em vista essa necessidade de trazer para os alunos essa identidade dos aspectos ambientais, trouxemos esse programa Eco Trilha do Amanhã, cujo projeto foi pensando há cerca de um ano. Ele celebra essa importância da Caatinga e da nossa história”, afirma o coordenador da Sala Verde, Silvano Wanderley Ferreira.


    Além da trilha, os alunos terão acesso às pinturas rupestres, piscinas naturais e vão conhecer a história dos ancestrais que por ali estiveram.


    “Em nome de todos que fazem a Secretaria Municipal de Educação, agradeço ao ICMBio pela autorização de utilização dessa área. Ela vai servir como uma espécie de laboratório, onde nossos alunos possam vivenciar na prática o que é trabalhado em sala de aula”, diz o sub-secretário de Educação, Pedro Gomes da Silva.


    O projeto tem a coordenação da professora e turismóloga, Sandra Muccini, além da parceria dos biólogos Micaele Santos e Felipe Siebert. A Sala Verde apoia estes projetos de Educação Ambiental, no intuito de formar cidadãos eco conscientes e com foco na conservação e na sustentabilidade ambiental. O Programa Eco Trilha do Amanhã é voltado para o Ensino Formal, preconizado na Lei nº 9795, de 1999 e que faz parte da política de Educação Ambiental.

    Autor: Ascom/PMPA