Começou na noite da última sexta-feira, 23, as festividades em comemoração ao 52º aniversário de Emancipação Política de Paulo Afonso. Este ano a grande atração está sendo a Vila da Cultura – uma fusão de arte, cultura, informação e diversidade na música e nas expressões artísticas, mostrando o que Paulo Afonso tem de melhor.
Organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, essa é mais uma inovação que valoriza a cultura local e oportuniza o público a se encontrar com as tradições regionais.
Iniciando as festividades, na noite do dia 23, a Camerata de Sergipe tocou e encantou o público que compareceu ao Centro de Cultura Lindinalva Cabral. A Camerata se apresentou sob a regência do maestro Márcio Rodrigues e levou jovens, crianças, idosos e adultos a ouvirem a legítima música clássica. Na mesma noite também houve apresentação do Grupo Dimenti, de Salvador, com a apresentação do espetáculo Batata.
A grande atração da noite do sábado, 24, foi o show da banda A Cor do Som. Os quatro componentes do grupo levaram o público ao delírio, tocando os seus maiores sucessos como “Abri a Porta” e “Beleza Pura”. Para quem compareceu ao evento, o show foi inesquecível. “Esta banda em Paulo Afonso para mim é um verdadeiro presente. Sempre fui fã e agora estou aqui, conhecendo ao vivo”, falou entusiasmada a administradora Rafaela Gomes. “Paulo Afonso está de parabéns em trazer para população esta grande mistura de arte e música”, destacou o guitarrista Armandinho. Logo após a apresentação da banda, o artista pauloafonsino Gean Ramos entrou no palco mostrando toda sua variedade musical.
Na noite do domingo, 25, o espetáculo ficou por conta da Banda 14 bis, que depois de 13 anos sem tocar em Paulo Afonso voltou fazendo um show único, que agitou todo o público presente. “Canção da América” e “Caçador de Mim” foram alguns dos sucessos tocados pela banda. “Depois de anos sem tocar em Paulo Afonso, estamos aqui recebendo essa energia boa e trazendo um show feito especialmente ao aniversário da cidade para que todos possam aproveitar a nossa musicalidade”, enfatizou o cantor Claúdio Venturine. Na noite do domingo, também houve apresentação do espetáculo teatral “O Sertão é Lindo” pela Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro (APDT). Após o show da banda, o cantor prata da casa, Duda Rodrigues, mostrou um repertório afinado, além de contar com participações especiais.
Para o secretário Municipal de Turismo, Jânio Soares, a programação tem como objetivo atender todos os públicos. “Estamos trazendo à cidade uma programação cultural, diferenciada, para que todos os públicos de todas as idades possam aproveitar e ter acesso à cultura da nossa região. Assim como foi o São João, estamos priorizando a cultura e as características únicas da nossa tradição”, enfatizou o secretário.
Uma vasta programação ainda acontece na Vila da Cultura onde estão marcadas para acontecer oficinas de xilografia, de música, mostras de cinema e fotografia.
Confira a programação, prestigie e conheça a cultura da nossa região:
26/07 – Segunda-Feira – Vila da Cultura
Das 14 às 24 horas – Oficinas de música, artes plásticas, espaço da criança, mostra de cinema, exposições, artesanato, apresentação do poeta popular Chico Pedrosa, show do Clã Brasil
27/07 – Terça-Feira – Vila da Cultura
Das 14 às 24 horas – Oficinas de música, artes plásticas, espaço da criança, mostra de cinema, exposições, artesanato, shows com Sérgio Chorão e banda
Show de José Augusto e banda Asas Livres (Espaço Lindinalva Cabral)
28/07 – Quarta-Feira
16:0h – Desfile da Emancipação – Avenida Apolônio Sales
Vila da Cultura
Após o desfile cívico apresentações da nova geração musical pauloafonsina (bandas Retrôfonicos, Bem Dizer, Radar e outras)
Autor: ASCOM/ PMPA