A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a 10º Dires, iniciou nesta quarta-feira, 12, o seminário de orientação contra a gripe suína que objetiva preparar profissionais da saúde, diversos segmentos da sociedade e população para o enfrentamento ao vírus influenza A (H1N1).
Neste primeiro dia de seminário, que aconteceu no auditório do hospital Nair Alves de Souza, estiveram reunidos os diretores e coordenadores das escolas municipais, estaduais e particulares. Nas palestras os profissionais da educação foram orientados sobre como evitar o contágio do vírus, através da higiene básica, como lavar sempre as mãos e não compartilhar objetos pessoais como copos e talheres.
Para a vice-diretora da Escola Municipal Casa da Criança I, Maria Neuza, a palestra teve importância fundamental porque ensinou professores e educadores a orientar os alunos. “Não sabia como passar para os meus alunos as devidas orientações, mas, depois dessa palestra vou orientar de maneira correta os professores, coordenadores e alunos. Serei uma multiplicadora de tudo que aprendi aqui”, enfatiza a vice-coordenadora.
No seminário, também foram distribuídos, através da Secretaria Municipal de Saúde, folhetos informativos de prevenção e informações das principais diferenças dos sintomas entre a gripe comum e a influenza A( H1N1).
Segundo a enfermeira Daniela Nunes, da secretaria Municipal de Saúde, a população pode manter a calma porque o município está preparado para o tratamento adequado, caso aconteça algum caso na cidade. “A população pode ficar tranquila, estamos equipados contra a gripe, não há nenhum caso confirmado da doença no município. Temos remédios e profissionais capacitados”, enfatizou a enfermeira.
A 10º DIRES já disponibiliza kits com remédios para o tratamento da doença. A prefeitura também mantém convênio com um hospital do Estado da Bahia , que atualmente é referência no tratamento da gripe.
Autor: ASCOM/ PMPA