A Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE, está reativando a Associação dos Piscicultores de Malhada Grande 1, composta atualmente por 15 piscicultores. Os piscicultores irão produzir alevinos de tilápia com peso médio de 30 gramas que serão comercializados para os piscicultores da região por um preço mais barato do que os praticados no mercado.
A Prefeitura de Paulo Afonso está dando treinamento de piscicultura em tanque-rede e meio ambiente em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Cooperativa de Trabalhos Múltiplos de Paulo Afonso (Multicoopa) e do Sebrae com cursos de associativismo, cooperativismo e empreendedorismo. Para o funcionamento adequado a Prefeitura também está dando toda a assistência técnica para os produtores como doação de ração, alevinos, canoa, tanques-rede, bolsão, pulsar e corda.
Também já estão sendo feitas a emissão e declaração de aptidão ao PRONAF (DAPS) que viabilizam aos piscicultores locais o acesso ao Crédito no Banco do Nordeste e Banco do Brasil.
O projeto prevê que os piscicultores trabalharão cinco dias por mês em duplas; com uma renda inicial de 1/2 salário mínimo após o primeiro semestre e chegando a 2 salários mínimos quando o projeto estiver em plena produção.
Autor: ASCOM/PMPA