• Portal Transparência
  • Ouvidoria Geral
  • Início
  • Prefeitura
    • História
    • Prefeito
    • Vice-Prefeito
    • Chefe de Gabinete
    • OUVIDORIA
    • Secretarias
  • Editais
  • Portal Transparência
  • Papelzero
  • Turismo
  • Cultura
  • Processo Seletivo
  • Início
  • Prefeitura
    • História
    • Prefeito
    • Vice-Prefeito
    • Chefe de Gabinete
    • OUVIDORIA
    • Secretarias
  • Editais
  • Portal Transparência
  • Papelzero
  • Turismo
  • Cultura
  • Processo Seletivo
DIÁRIO OFICIAL
Início Mais Notícias

Prefeito entrega Centro de Referência de Atendimento à Mulher Eudócia Antunes de Assis e Praça da Paz à população

30-06-2023
em Mais Notícias
Prefeito entrega Centro de Referência de Atendimento à Mulher Eudócia Antunes de Assis e Praça da Paz à população
FacebookWhatsApp

Atender mulheres nas áreas jurídica, psicológica e social em situação de violência; é com esse objetivo que a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inaugurou o Centro de Referência à Mulher Eudócia Antunes de Assis, no sábado, 7. O Centro conta na sua estrutura com salão para recepção, teleatendimento, coordenação, brinquedoteca, Centro Digital de Cidadania, salas para atendimento psicológico, social e jurídico, três banheiros, copa, almoxarifado, garagem e oferece às mulheres uma equipe especializada, composta por advogada, psicóloga, assistente social e pedagogas.

Estiveram presentes o prefeito Anilton Bastos; o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno; secretários municipais, os vereadores Antônio Alexandre e Marcondes Francisco, a delegada da Mulher, Mirela Mattos; autoridades civis e militares; a secretária Estadual de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros,a secretária Nacional de Combate à violência da mulher, Aparecida Gonçalves, representando a ministra Nilcéa Freirea e a presidente do Conselho Municipal da Mulher em Paulo Afonso, Edvalda Aroucha.

No começo da solenidade houve apresentação de uma peça teatral do grupo APDT de Paulo Afonso. Na abertura dos discursos, o neto de dona Eudócia, Adriano Antunes, falou da alegria e satisfação em ver sua avó sendo homenageada. “Fico muito feliz em ver minha avó sendo homenageada. Dona Eudócia  representa o trabalho e a garra da mulher pauloafonsina. Quero agradecer em especial ao Prefeito Anilton Bastos pela sensibilidade e todo cuidado que teve com minha avó nos seus últimos dias de vida e agora fazendo essa bonita homenagem”, falou emocionadamente. Maria José e José Maria, filhos de Eudócia Antunes, também estiveram presentes à solenidade. Além dela, mais 16 mulheres pauloafonsinas também foram homenageadas com um grande quadro que decora a entrada do Centro.  A professora Semir Hemetério falou dessas 16 mulheres. “Essas mulheres representam a força e a garra das pauloafonsinas que fizeram nossa cidade; das donas de casa até as grandes profissionais. Todas merecem o nosso reconhecimento e o nosso respeito”, enfatizou a professora.

Também esteve presente à solenidade a presidente do Conselho Municipal da Mulher em Paulo Afonso, Edvalda Aroucha, que destacou a importância de um espaço como esse no fortalecimento da rede de proteção à mulher. “Temos em Paulo Afonso uma rede de proteção à mulher forte e integrada. Este espaço trará mais cidadania às mulheres que são vítimas de violência em Paulo Afonso”. A presidente também parabenizou a secretária Ana Clara pelo empenho para que o centro pudesse ser entregue à população. “Temos também que parabenizar a secretária Ana Clara e os governos Estadual, Federal e Municipal que contribuiram para tornar possível a realização do Primeiro Centro de Referência à Mulher da Região”, enfatizou Edvalda Aroucha.

A secretária Estadual de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, parabenizou o prefeito pela entrega do centro. “Parabenizo o prefeito Anilton Bastos pela entrega desse centro que irá ajudar e auxiliar todas as mulheres vítimas de violência do município. Também precisamos despertar e trabalhar para que possamos acabar em definitivo com a violência contra a mulher”, destacou a secretária. Durante o evento também foi entregue à população a Praça da Paz, localizada em frente ao Centro.

A secretária Nacional de Combate à violência da mulher, Aparecida Gonçalves, destacou a entrega da obra na mesma data da Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Lula no dia 7 de agosto de 2006. “O prefeito Anilton Bastos está de parabéns por este centro que vai oferecer mais dignidade às mulheres vítimas de violência. Também não podemos esquecer que hoje se comemora a Lei Maria da Penha que completa 4 anos, beneficiando e resgatando o respeito às mulheres vítimas de violência”, falou a secretária que no evento também esteve representando A Ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Durante o acontecimento foi exibido um vídeo que mostrava toda a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que será mantenedora técnica do centro. Antes da exibição do vídeo, a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ana Clara, felicitou o prefeito e a comunidade que ganhou mais esse benefício da Prefeitura. “Estamos aqui entregando um centro que visa a apoiar e dar assistência a todas as mulheres vítimas de violência de Paulo Afonso. A equipe da Secretaria sempre estará à disposição, realizando o acompanhamento e dando todo o apoio necessário a todas as vítimas de violência”, enfatizou a secretária.

A construção do Centro foi possível através de um convênio tripartite entre os governos Estadual, Municipal e Federal.  Após o rompimento do acordo por parte do Governo Estadual, a Prefeitura de Paulo Afonso assumiu a Gestão Plena do Centro de Referência à Mulher, localizado na Avenida ACM, no BNH. A medida foi tomada após recuo do Governo do Estado da Bahia em custear os recursos humanos do projeto. “Peço através da secretária Luiza Bairros, que interceda pelo centro junto ao governador Jaques Wagner para que a decisão de não cumprir com sua parte no acordo que já havíamos feito possa ser repensada e que o centro possa ser apoiado também pelo Governo do Estado. Não poderíamos deixar as mulheres de Paulo Afonso sem um lugar como este; por isso assumimos a Gestão Plena do Centro de Referência à Mulher”, pronunciou o prefeito. Sobre a entrega da Praça Anilton enfatizou: “Pensamos em tornar o ambiente agradável em sua totalidade, estamos também entregando a Praça da Paz para que as mulheres quando aqui chegarem possam se sentir apoiadas e acolhidas, enfatizou o prefeito.   

Autor: ASCOM/PMPA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Posts recentes

  • Aeroporto de Paulo Afonso receberá investimento de R$ 106 milhões sob nova administração da GRU Airport
  • Câmara Municipal aprova Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação para impulsionar desenvolvimento econômico
  • Mutirão + Saúde Menos Fila segue esta semana com consultas oftalmológicas clínico-cirúrgicas
  • Paulo Afonso lança Projeto Remo SME e integra esporte náutico à grade curricular municipal
  • Gestão Municipal articula investimentos estratégicos em agenda na capital baiana

Categorias

  • Eventos
  • Galeria de Fotos
  • Mais Galerias
  • Mais Notícias
  • Meio Ambiente
  • Notícias
  • secretarias
  • Uncategorized

RECEBA NOSSOS INFORMATIVOS

Whatsapp Youtube Instagram

Saiba mais

  • Notícias
  • Secretários
  • História
  • Locais de atendimento

Transparência

  • Portal
  • LGPD
  • Sistemas Administrativos
  • Servidor
  • Cidadão
  • Diário oficial

Informações

  • Editais
  • E-Mail

© 2025 DTI - Prefeitura de Paulo Afonso. Todos os Direitos Reservados - Site Oficial

Política de Privacidade

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Adicionar Novo Link Transparência
  • Adicionar novo post
  • Adoção de Animal
  • Cadastro Catadores
  • Concurso Escolar Educação Ambiental
  • Credenciamento Carroceiros
  • Credenciamento Cultural
  • Credenciamento de Ambulantes
  • Credenciamento Imprensa Copa Vela 2025
  • Editais
  • Editais
  • Editar Editais
  • Editar post
  • Editar post
  • Editar post
  • História
  • Início
  • Início PMPA
  • Inscrição Conferência Assistência Social
  • Inscrições Processo Seletivo
  • LDO2026
  • Links Transparência
  • Listar Editais
  • Login
  • NFE
  • ntnfeold
  • Obrigado
  • Painel
  • Painel
  • Painel SMTI
  • Papelzero
    • Sem Papel
  • Pesquisa SMS
  • Portal Transparência
  • Posts
  • PPA LOA
  • Prefeitura
  • Processo Seletivo
  • Sample Page
  • simam
  • Sistemas Administrativos
  • SmartView PA
  • SMTI Chamados

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Fale com o Conecta PA!
WhatsApp
OiOlá 👋, boas-vindas ao Conecta PA*
Podemos te ajudar?
Abrir bate-papo