Nesta terça-feira, 18 de maio, o país está em alerta pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em homenagem à data, a Prefeitura, através Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza o II Seminário 18 de Maio, a partir das 8h30, no Memorial CHESF.
O evento tem como objetivo mostrar à comunidade a importância sobre o assunto, bem como a responsabilidade de cada um. Este ano a campanha tem como tema: “Use a mão para cuidar e não para violentar“. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, é necessário uma maior conscientização da população para que haja a redução de crianças violentadas. “É necessário um maior engajamento da sociedade no combate a este tipo de violência contra crianças e adolescentes, porque só assim conseguiremos diminuir os índices. Ressalto que o seminário é apenas uma parte de um trabalho que é realizado constantemente pelo poder público na proteção dessas crianças e adolescentes”, frisou Ana Clara.
O evento conta com palestra ministrada pela assistente Social, Dulce Carolina Fonseca Marinho, abordando o tema “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. O II Seminário 18 de Maio está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através da rede de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes do município, formada pelo CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Esta data foi escolhida porque neste mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O crime comoveu todo o país e neste ano completa 37 anos, permanecendo impune.
Autor: ASCOM/PMPA