Uma grande emoção marcou a solenidade da entrega de revitalização do monumento O Touro e Sucuri, realizada na noite da sexta-feira (27). Um catamarã, que navegou nas águas do lago com Luanderson e Banda tocando o hino do município, causou surpresa e fez com que as pessoas presentes ficassem encantadas.
O evento fez parte das comemorações de 60 anos da cidade, celebrado no sábado (28). Lideranças políticas, empresários e população compareceram ao local, que foi elogiado por todos. Em seu discurso, o prefeito Luiz de Deus falou das obras que estão sendo desenvolvidas para a população. “Nos discursos falaram desta obra, que está sendo feito para os turistas, mas permitam-me corrigir – o objetivo dessa obra é para o povo, a minha intenção é tornar essa cidade cada vez mais agradável para o pauloafonsinos e, consequentemente, para aqueles que nos visitam”, falou o prefeito.
Ele falou ainda da importância para a população em desfrutar de uma área de lazer bonita e com infraestrutura para receber a todas as faixas etárias. “Temos uma área muito bonita aqui, e vai ficar ainda mais porque vamos urbanizar toda ela, ofertando um local de lazer para todo o público de diversas faixas etárias”, falou.
O vice-prefeito Flávio Henrique Magalhães agradeceu ao prefeito por permitir que a obra fosse realizada. “Obrigada, Luiz, por permitir que essa obra fosse realizada. Esse é apenas o começo de uma grande intervenção que está sendo feita aqui. O Touro e Sucuri é o símbolo de como a nossa cidade foi criada. É a força do homem brigando com a natureza para criar esse esplendor que é Paulo Afonso”, disse.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Regivaldo Coriolano, falou do desafio que foi lançado a ele e sua equipe para a execução da obra. “Quando apresentamos esse projeto algumas pessoas disseram que não acreditavam no desenvolvimento do turismo, mas isso me deu mais ânimo em realizar essa obra. Hoje iniciamos a entrega de um dos maiores complexos de turismo da cidade não tenho dúvida que essa obra trará ainda mais lazer para o pauloafonsinos”, falou Regivaldo. O secretário agradeceu ainda a secretária de Planejamento e Orçamento, Patrícia Alcântara, ao secretário de Infraestrutura, Wilson Pereira, e ao secretário de Meio Ambiente, Manoel Santos ,por terem se dedicado na concretização da obra.
Regivaldo ressaltou que até dezembro estará entregando todo o complexo, que também é composto do Lago Balneário, outro ponto turístico que está sendo revitalizado. “Logo após a conclusão do Touro e a Sucuri, a equipe estará acelerando a obra do novo Parque Balneário, que também terá uma grande estrutura, com plataforma de escalada, tirolesa, estacionamento e pedalinhos. Além disso, nosso cronograma contempla outras áreas de lazer, como o Lago da Aurora, próximo ao Corpo de Bombeiros, que também será revitalizado, e a Orla do Capuxu, projeto já concluído “, concluiu.
Projeto
O projeto que tem um toque moderno e arrojado, conta com pista para corrida e caminhada e uma ciclovia com 950 metros, que circulará todo o lago, ofertando uma vista privilegiada durante a prática de exercícios físicos. O Balneário terá ainda uma academia para a terceira idade, área para pedalinho, bicicletário, palco multiuso e estacionamentos para 65 carros, 43 motos e três ônibus.
A área abrigará também um letreiro decorativo com o nome da cidade, que servirá como fundo para fotos, uma tendência em locais turísticos. Para a alimentação, serão destinadas ilhas para cafés e quiosques para lanches rápidos com estruturas que não interferem na paisagem. A passarela localizada no meio do lago, popularmente chamada de cachimbo, também será revitalizada, com iluminação especializada.
Pensando em ofertar um lugar mais seguro, a Prefeitura preparou o paisagismo com plantas de menos volume e mais gramado, permitindo a ampla visão do balneário em qualquer ponto em que se esteja. A iluminação também será reforçada, deixando o local com claridade necessária para ser utilizado também à noite. Outro ponto importante é a acessibilidade para cadeirantes, com rampas e pisos adequados para a circulação.
Autor: ASCOM PMPA