O Centro de Assistência à Mulher de Paulo Afonso, situado na Rua das Flores, é um importante aliado para os cuidados com a saúde feminina, principalmente para a prevenção do câncer ginecológico.
Além de serviços na área de mastologia e ginecologia, estão sendo disponibilizados outros atendimentos especializados, como: consulta e inserção de DIU, biópsia do colo do útero, eletrocauterização – exame que detecta o aparecimento do Papiloma Vírus Humano (HPV), doença assintomática no homem. Na mulher, por sua vez, é perceptiva.
A coordenadora do CAM, Hélia Valeska, observa que “Não adianta tratar apenas a mulher porque muitas doenças, como as sexualmente transmissíveis, afetam também o companheiro e ambos precisam receber atendimento de saúde”. A coordenadora salienta que o órgão também oferece serviço especializado para os homens.
Um dos exames disponibilizados é a peniscopia, que permite visualizar, por meio de lente de aumento, lesões, muitas vezes imperceptíveis, na região genital masculina. O Centro de Assistência à Mulher é a única unidade em Paulo Afonso a realizar a Peniscopia gratuitamente (através do Sistema Único de Saúde – SUS).
No ano passado foram realizados 53 atendimentos a pacientes masculinos. Nos primeiros três meses deste ano, já foram realizados 20 atendimentos.
Os pacientes interessados em receber algum dos serviços oferecidos pelo centro devem agendar sua consulta, nos turnos matutino e vespertino. O Centro de assistência à Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Fica localizado na praça do antigo posto médico da Rua das Flores -Telefone: 3282 5154.
Autor: ASCOM/PMPA