XII Encontro Baiano de Gestores Municipais da Assistência Social chega ao fim consolidando o debate da política de assistência como direito

  • Publicado no dia: 18-11-2022
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    O XII Encontro Baiano de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) chegou ao fim nesta sexta-feira (18). O evento, que reuniu mais de 400 pessoas de diversos municípios baianos, debateu os impactos do desfinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) culminando na elaboração de um manifesto.


    O documento será enviado para o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, eleitos no pleito de 2022, em prol da reestruturação dos recursos para as ações e serviços ofertados pelas gestões municipais.


    “Este encontro foi de uma grandiosidade sem igual para o município e para a discussão da política da assistência social. Não tenho palavras para descrever o que vivenciamos aqui durante esses dois dias. Agradeço a todos os envolvidos, em especial ao Coegemas, que fez com que esse evento fosse realizado na nossa cidade”, diz a secretária de Desenvolvimento Social, Cíntia Rosena.


    Nesta sexta-feira foi realizado mais dois painéis temáticos sendo “O Pacto Federativo e os Papeis dos Entes Federados no Sus, com exposição de Bruno Soares e Jackson Medeiros, debatedor Agnaldo e coordenação de Jailton Fernandes e A Relação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com os Sistemas de Justiça e Garantia de Direitos: Possibilidades e Desafios, com exposição de Michael Farias – COEGEMAS-BA, debatedor Valdiosmar e coordenação Elisângela.


    Após os painéis aconteceu a Assembleia Geral do Coegemas-BA e o encerramento. No final, Cíntia recebeu a homenagem dos presentes pela passagem do seu aniversário. “Só tenho a agradecer a minha equipe, que trabalhou incansavelmente para que tudo desse certo e agradecer a todos. Não tenho palavras para expressar minha gratidão”, disse emocionada Cíntia.


    Ainda durante os dois dias foram realizadas oficinas com os temas: Trabalho Social com Famílias e Diversidades no Suas, que foi ministrada pela Técnica Estadual de Refêrencia dos Servidores de Proteção Social Especial/ CREAS, Gersivánia Chaves e pela Técnica Estadual de Referência dos serviços de proteção Social Básica/ PAIF, Maria do Rosário Nonato; Gestão Financeira e Orçamentária do Suas, ministrada por Elis Berlania; Vigilância Socioassistencial, ministrada pela Técnica Estadual Referência da Vigilância Socioassistencial / Gestão Estadual do Suas, a Integralidade nas Políticas Públicas do Selo Unicef, ministrada por Kássia e Auxílio Brasil e Cadastro Único no Âmbito da Proteção Social, ministrada por Lucas.

    Autor: Ascom/PMPA