Vice-Prefeito participa de Audiência Pública sobre construção do Canal do Xingó

  • Publicado no dia: 07-11-2013
  • 0
    AÇÕES
    0
    VISUALIZAÇÕES

     

    A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram nesta quarta-feira, 6, no auditório do Memorial Chesf, em Paulo Afonso, uma audiência pública para discutir com gestores e representantes de vários municípios baianos e sergipanos os impactos ambientais que serão provocados pela construção do Canal do Xingó.

    O vice-prefeito Jugurta Nepomuceno esteve presente ao evento e na abertura o superintendente da CODEVASF, Emanuel Dimas, destacou como principal benefício do projeto, a redução dos índices de pobreza da Região, com a contratação de mão de obra local e o desenvolvimento de atividades que dependem da água.

    A primeira etapa do projeto com 130 km de extensão e vazão de até 36 metros cúbicos por segundo prevê o transporte de água do Rio São Francisco por gravidade, a partir de Paulo Afonso, abastecendo localidades rurais do próprio município, além de Santa Brígida na Bahia; Canindé, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória em Sergipe. O projeto pode beneficiar aproximadamente 70 mil pessoas com água para consumo humano, criação de animais e irrigação. Os recursos para execução do projeto, estimados em 2,4 bilhões, serão disponibilizados pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a execução da obra ficará sob a responsabilidade da CODEVASF, em Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

    “Esse projeto que vai beneficiar boa parte de nossa área rural representa um passo muito importante para o desenvolvimento de Paulo Afonso e de outros municípios do vizinho estado de Sergipe, que também sofrem com a escassez de água”, falou o vice-prefeito de Paulo Afonso, Jugurta Nepomuceno, que fez parte da mesa, juntamente com representantes da CODEVASF e do IBAMA.

    Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Marcondes Francisco; o vice-presidente, Marconi Daniel; o vereador José Gomes de Araújo; o secretário de Comunicação e Eventos, Jânio Soares; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Leda Chaves; o chefe de Gabinete da Prefeitura, Hermes Benzota de Carvalho Júnior, o ambientalista e membro do Núcleo Municipal de Educação Ambiental, Silvano Wanderley, além de representantes da Chesf, INFRAERO, 20º BPM, 15º GBM, 1ª Companhia de Infantaria, igreja católica e sociedade civil.

     

    Autor: ASCOM / PMPA