Valorização do professor reflete em resultados positivos na rede municipal de ensino

• Publicado no dia: 15-10-2019

As conquistas dos alunos da rede municipal de ensino, com medalhas em olimpíadas brasileiras e até mesmo a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), são reflexos da dedicação dos professores. Neste 15 de outubro, data em que é celebrada o dia desses educadores, a Prefeitura de Paulo Afonso comemora os resultados positivos.

Para o desenvolvimento do trabalho que reflete diretamente na sala de aula, a gestão promove e garante ações que dão subsídios aos profissionais. A equipe da Secretaria de Educação (Seduc) trabalha para elevar a qualidade de ensino, ofertando capacitações e, especialmente, a valorização da classe.

O subsecretário de Educação, Pedro Gomes, reforça que a Seduc tem procurado constantemente valorizar os professores, cumprimento o plano de carreira, dando aumentos significativos de salários e reduzindo a carga horária para que os mesmos tenham um terço da jornada para planejamento. “A formação continuada e avaliação de desempenho permite que o professor evolua e consequentemente obtenha melhores salários. Tudo isso traz resultados positivos. Em 2015 e 2017 obtivemos as melhores pontuações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2018 e 2019, alunos das escolas Rivadalva de Carvalho e Guiomar Pereira foram premiados com medalhas de bronze, prata e ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronômica. Estudantes de todo o país participaram e nossos alunos se destacaram”, conclui.

Ele ressalta que a programação especial da Semana do Professor é uma forma de agradecer pelo trabalho prestado. “Em nome da secretária Elza Brito, nós queremos parabenizar a todos os profissionais da Educação pelo seu dia, reafirmando que a Seduc se sente feliz em contar com sua contribuição, que eleva a qualidade da educação no nosso município. Estamos realizando uma programação especial para demonstrar nossa gratidão aos professores, coordenadores, diretores e a toda equipe”, diz Pedro.