Com o objetivo de capacitar profissionais para administrar vacinas para público diversificado, a Secretaria de Saúde promoveu um curso para as vacinadoras da Atenção Básica. Foram realizadas 40 horas de ensino teórico que visam atualizar os conhecimentos, tirar dúvidas e repassar novas técnicas.
O secretário de Saúde, Adonel Junior, falou da importância do treinamento e da vacinação para todos os públicos. “A vacina não é algo exclusivo para crianças, mas incide sobre a vida de adultos e idosos, e o mais importante é que são gratuitas e estão disponíveis durante o ano inteiro nas unidades do município. Capacitar mais profissionais é uma das nossas intenções”, diz.
“Para desempenhar ações de aplicações de imunológicos de forma mais adequada, é importante que o vacinador esteja capacitado previamente com amplo conhecimento a respeito dos imunológicos, o que envolve dedicação e concentração para que tudo seja feito de forma correta. Para garantir que isto ocorra, estamos realizando a capacitação em imunizações, possibilitando que o trabalhador atue nas salas de vacinas e amplie seus conhecimentos”, destacou a coordenadora de Imunização, Damaris Lopes.
Ainda de acordo com Damaris a vacina exerce papel fundamental nos quesitos de prevenção em saúde pública. “É fundamental que nossos profissionais acompanhem as evoluções, novas técnicas e função de cada vacina administrada. Atender bem os nossos usuários é o objetivo principal”, reforça.
A capacitação tem como meta revisar a Instrução Normativa e o calendário vacinal; revisar as normas técnicas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), o que refere-se: conservação, armazenamento e administração dos imunológicos; oferecer maior conhecimento e informações sobre a natureza dos Eventos Adversos Pós-Vacinação (EAPV); capacitar os profissionais no manuseio do Sistema de Informação (e-SUS) e desenvolver nas equipes atitudes pró-ativas, que assegurem a obtenção e a manutenção de altas coberturas vacinais, dentro das metas propostas. Após o término das aulas teórica serão realizadas as práticas.
Autor: Ascom/PMPA